Você já se perguntou como atores memorizam textos? Eu fui atrás de ver como eles memorizam aqueles textos enormes de filmes e peças, para aplicarmos aqui no vestibular. Tem uma professora de psicologia chamada Helga Noice, que trabalhou com atores para descobrir como eles decoram. Ela fez isso por 20 anos. Vendo o resultado, eu percebi que é uma forma muito diferente. Esse é o assunto de hoje.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Primeiro passo
Então, eles pegam o texto e começam a ler. A gente pensaria que eles começam decorando as falas, o que acontece, mas não, eles entram profundamente no personagem. Logo, qual é a vontade, qual é a relação que o personagem tem com a outra pessoa, etc.
É sempre mais profundo, qual a motivação mais interna do personagem. Os atores fazem isso lendo o texto, cada frase é uma pista do que o personagem está sentido. É outra maneira de ver o texto.
Segundo passo
O passo 2 é relacionar o texto com o movimento. Ler a fala e já imaginar o que ele está fazendo com o corpo, quais gestos vão ser colocados ali. Isso enriquece e facilita decorar/atuar.
Terceiro passo
O terceiro passo vai ser sentir as emoções. Finalmente, quando você um ator interpretando, você vê as nuances de emoção no rosto, nos olhos. O que é isso? Eles estão sentido a emoção, estão no lugar do personagem, estão sentido de fato. É a terceira forma de como eles memorizam.
Senti a emoção facilita muito aprender o texto!
Quem não sabe nada de atuação, tenta decorar um texto frase por frase, em vez de sentir o personagem, de associar com os movimentos, etc.
Agora vamos ver como aplicar isso nos estudos?
Processamento profundo
Quando você vai estudar alguma coisa, é muito fácil ficar na superfície do assunto, ou seja, assistir aula, ler uma parte do livro etc. Porém, quando você vê o assunto de forma ais aprofundada, você fixa melhor.
Quando você estuda colisão, por exemplo, você fica só na fórmula, não sente aquilo, não processa profundamente. Coeficiente de restituição, o que significa? No mundo real, o que acontece? Por que isso acontece?
Associações
O segundo ponto é fazer associações entre o que está estudando e movimentos. Porém, como iremos fazer isso?
Você pode visualizar! Visualize o que está estudando. Por exemplo, pode pegar respiração celular e não flui. Você pode ir no youtube e digitar o assunto e vê uma animação daquilo. Vê como é na prática, fecha os olhos e imagina como é.
Adicionar Emoções
A terceira coisa é adicionar emoções, mas nem sempre dá pra fazer isso. Contudo, quando é história ou uma matéria que dá pra você fazer isso, faça.
Por exemplo, agora, com toda a questão do corona vírus, é muito mais fácil imaginar como foi a gripe espanhola e entender. Hoje, temos informação muito fácil, mas como era antes para saber das coisas?
Essa foi a ideia do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂