Todo mundo assiste aula…
Não importa se presencial ou online.
O problema é que assistir aula é uma das formas mais lentas de aprender, porque você fica em uma postura passiva, como se estivesse vendo uma série no Netflix.
Pra mudar isso, a gente precisa revolucionar o estudo.
Compilei abaixo os resultados de alguns estudos sobre como aprender melhor:
- Métodos passivos são ineficientes para o aprendizado.
- Métodos ativos são os melhores para garantir o aprendizado E a memorização.
Veja a equação que mostra como o aprendizado de uma matéria depende da eficiência do método de estudo:
Portanto, o que é melhor?
- Passar 4 horas assistindo aula ou
- Passar 2 horas fazendo exercícios?
“resolvendo” a equação:
- Aprendizado = eficiência x tempo
- Aprendizado_1 = 30% x 4 = 1,2
- Aprendizado_2 = 75% x 2 = 1,5
Fazer exercícios por 2 horas é 25% melhor que assistir aulas por 4 horas.
Mas…
aulas são necessárias para aprender assuntos novos, portanto:
Como aproveitar 100% das aulas?
A ideia é transformar o ato de assistir aulas, um estudo passivo e ineficiente, em um estudo de alto desempenho. E o método é simples:
1 – Faça mapas mentais enquanto assiste o professor.
Isso o forçará a tentar ver a matéria inteira, a “big picture“, e vai ajudar seu cérebro a entender melhor e mais rápido os assuntos abordados.
2 – Revise durante, logo depois, e dias depois
Durante a aula: Fazer o mapa mental é uma espécie de revisão.
No fim da aula, pergunte-se: O que eu vi hoje?
Dias depois: Tente lembrar do que você escreveu no mapa mental, e depois veja-o novamente. Nesse ponto você pode até já ter substituído por um mapa mental “profissional”.
Veja a continuação no post: As 5 melhores técnicas de estudo.
3 – Faça exercícios
E finalmente, a melhor técnica de todas: EXERCITAR. Aqui pode ser a lista de exercícios do capítulos, a lista do app que você tem no celular, ou as provas antigas. O importante é exercitar, sempre!
Se você conseguir fazer exercícios enquanto assiste aula vai ser melhor ainda.
Mais no post O importante é saber fazer prova.
Como fazer mapas mentais.
Comece com a ideia central = ondas!
Depois faça as “sub-ideias”, e explique resumidamente os pontos importantes de cada “sub-ideia”.
Na aula de ondas, de física 2, você viu:
- Componentes
- a forma de uma onda,
- o comprimento da onda,
- a frequência, o período e a velocidade
- equação da onda V = λ.f (“vai lamber ferida”)
- Interferência
- Ondas construtivas e destrutivas
- Cordas vibrantes
- viu que se vibrarmos uma corda ela vai fazer ondas “harmônicas” = onda bonitinha
- Tubos sonoros
- Se gritarmos na boca de um tubo sonoro ele vai produzir sons “harmônicos” = música
- …
Você vai anotando tudo isso, e faz seu mapa mental. Pode ser que o seu fique feio, não tem problema, depois você pode pegar outro na internet. Mas o importante é ter essa postura ativa, de selecionar e organizar as principais ideias e fazer seu mapa mental. #naotempreco
Fonte: Blog Desconversa – Site do Descomplica.
E o mapa mental na aula de dilatação térmica, como ficaria:
Fonte: Blog Desconversa – Site do Descomplica.
A mesma coisa podemos fazer com o assunto de lentes.
Fonte: Blog Desconversa – Site do Descomplica.
Assim, você fica preparado para o que a prova mandar!
Estou terminando de escrever o Ebook GRÁTIS “Como passar em Medicina na USP“.
Ele tem similaridades com o post: Como passar na Fuvest em Medicina, mas vou além mostrando como aplicar as técnicas de estudo em cada matéria. Se você quiser receber no seu e-mail gratuitamente, deixe seu e-mail nos campos no fim da página ou entre no fórum. Eu odeio spam, tanto que só envio e-mail quando tenho coisa boa de verdade pra compartilhar!
E vamos estudar!
Susane.