Ícone do site resumov

ChatGPT: Guia Prático de Prompts para Maximizar Aprendizado pt2


Em uma entrevista recente, Bill Gates afirmou que chatbots de inteligência artificial como o Chat GPT se tornarão tão importantes quanto o PC e a internet. Concordando ou não com ele, não podemos negar o poder dessa ferramenta para acelerar a aprendizagem. E é exatamente por isso que no vídeo de hoje vamos dar sequência ao vídeo anterior com mais 7 prompts para te ajudar a memorizar mais rápido, escapar das pegadinhas e arrasar no Enem ou no seu concurso. Vamos começar? 

Pegadinha: evite da maneira certa

Que tal a gente começar com pegadinha? Interessante, né? Então, você tem a opção de chegar no GPT e perguntar quais são pegadinhas comuns em biologia no Enem, mas isso pode ser um pouco amplo demais ou algo que ele precise pesquisar na internet para te dar a resposta. E não é bem isso que a gente quer.

Para isso é bom saber o que é uma pegadinha. Uma pegadinha acontece quando é fácil se confundir dentro de um assunto ou entre dois assuntos. Assim, ao invés de a gente perguntar pegadinha, a gente pergunta onde é fácil se confundir em genética, em botânica, em forças intermoleculares, ou qualquer que seja o seu assunto.

A partir disso, você pode até montar perguntas mais detalhadas e entender melhor essas diferenças e semelhanças para evitar cair em pegadinhas. Ou seja, em vez de a gente buscar pegadinha, a gente vai entender onde é fácil se confundir em um dado assunto.

Como criar flashcards

O segundo prompt é para o Chat GPT te ajudar a montar flashcards. Só que em vez de perguntar e pedir o flashcard, que tal a gente pedir uma tabela? Então vamos pedir uma tabela com perguntas detalhadas e respostas em uma palavra ou expressão de citologia do ensino médio. E assim sucessivamente, você pode pedir perguntas só sobre organelas.

Inclusive, pode pedir perguntas e respostas no formato flashcard, se você não quiser tabela. Isso super ajuda nos estudos e sabe um dia que você está meio mal? Você pode só começar a conversar com o Chat GPT e dá uma olhada nas perguntas.

Questões interdisciplinares

O próximo ponto é sobre como o assunto pode ser cobrado de forma interdisciplinar. Então você já sabe que isso é super importante no Enem, no vestibular. Logo, pensa comigo, como que isso pode ser cobrado? Em vez de pedir coisas gerais, a gente pode vir aqui direto e pedir: crie 10 perguntas e respostas interdisciplinárias de Química e Biologia. E vamos ver o que ele vai criar. E depois você pode ir em um segundo nível se aprofundando em cada uma dessas perguntas. 

Questões de múltipla escolha

Você pode vir aqui e pedir: monte 10 questões de múltiplas escolha do ensino médio, de ligações intermoleculares. E veja que ele faz perguntas interessantes também. Além disso, pode ser muito tranquilo ficar, como ficar no sofá com o seu celular, fazendo essas perguntas, dando uma olhada nas respostas. Pode ser um estudo interessante. E se você não entender bem alguma coisa: me explica melhor a questão 8, por exemplo, ou a questão 7. Assim, ele vai te dar um texto explicando. 

Crie questões discursivas

E você pode pedir também questões discursivas para o seu vestibular, para o seu concurso. Então, por exemplo: crie cinco questões discursivas de vários assuntos e adicione todas as respostas abaixo das perguntas para não atrapalhar. Ou seja, você pode passar horas aqui estudando por aqui e nem parece tanto que é estudo porque, sabe sabe pode ser bem interessante e você pode ir exatamente no ponto que você não sabe no ponto que você tem mais curiosidade então isso torna o estudo muito legal. 

Entenda alternativas erradas

O próximo prompt é entender porque uma alternativa está errada. Então, você fez uma prova anterior e tem uma alternativa lá que está errada e você não entende as resoluções. Você pode pegar aquela alternativa e pedir pra ele o motivo de estar errada.

Por exemplo, você pode perguntar algo que está com vergonha de perguntar para o professor, para o monitor…

Seja meu professor

Uma outra coisa que o Chat GPT pode fazer é ter uma personalidade e te ajudar de uma outra forma. Dessa forma, você pode vir aqui e falar “você é meu professor de botânica”. Então, veja que ele já começa a ensinar as coisas e fazer as perguntas.

Eu quero explorar exatamente como aprender um assunto novo com o Chat GPT, do zero. E se você quiser isso também, me conta aí nos comentários para a gente ir mais a fundo nessa questão, que essa ferramenta, principalmente para aprender do zero, também é sensacional. 

Resuma esse texto

Outra coisa que o Chat GPT pode fazer muito bem é resumir um texto. Então digamos que você tem uma resposta de uma questão ou tem um conteúdo que é muito complexo. Você pode pegar esse conteúdo, por exemplo, crisper e colocar “resuma esse esse texto”. E assim você lê o resumo em vez do texto completo.

Portanto, esses foram sete prompts para não cair em pegadinhas. Me conta nos comentários se você gostou se você quer mais posts assim. Muito obrigada e continue indo atrás dos seus sonhos porque o mundo precisa da habilidade que só você tem, por mais que muitas vezes você não acredite nisso. Muito obrigada por acompanhar. Até o próximo post. Tchau!