O futuro da educação chegou e se chama Chat GPT. Este modelo de linguagem está redefinindo a forma como aprendemos e já está abalando as estruturas do sistema educacional. Com o Chat GPT, diga adeus às longas horas de leitura e pesquisa e esqueça pagar tão caro por cursos e escolas. A Inteligência Artificial está aqui para nos guiar em uma jornada de aprendizado mais eficiente, com dicas personalizadas e insights profundos exatamente no assunto que você quiser. E no vídeo de hoje eu vou te mostrar 5 prompts poderosos para potencializar seus estudos, simplificar aqueles conceitos complexos e ajudar a reter aquelas decorebas que caem no Enem ou vestibular. Pensa nisso! É um tutor só seu, 24 horas por dia e que sabe tudo da internet. Pronto para descobrir como aproveitar ao máximo? Vem comigo.
Explique para uma criança
O primeiro prompt vai ser útil quando você empaca em algum conceito ou algum detalhe da matéria que é difícil de visualizar, é difícil de entender. Então você entra e digita: Explique coeficiente de restituição para uma criança.
E aí ele vem com uma analogia muito boa sobre a bola de borracha, a bola de argila, e realmente faz você entender e visualizar melhor esse conceito. Então, primeiro prompt: explique alguma coisa para uma criança de 10 anos. E se essa explicação de 10 anos for muito complexa, você pede para 5 anos, para 7 anos e vá entendendo.
Crie uma analogia
Um prompt levemente parecido vai ser pedir uma analogia. Assim, você pode pedir uma analogia para entender forças intermoleculares. Então a força de London vai ser o vélcro. Você, com leve puxão, pode separá-las facilmente. Agora a força dipolo dipolo. Pense em um zíper. Ele é mais forte que o velcro e é que é mais esforço para ser aberto. Agora a ligação de hidrogênio. Um cadeado com chave. Um fechamento muito mais forte e seguro do que um zíper ou um velcro. Interessante, não é? E esse tipo de analogia te ajuda a fixar melhor essas informações, porque você tem um parâmetro visual, você tem um raciocínio de como funcionam essas forças intermoloculares, ou qualquer que seja o outro assunto que você está estudando. E assim você pode ir brincando com o Chat GPT até você entender um conceito.
Então, tá muito difícil? Explica para uma criança. Ou já entende melhor? Vai para uma analogia ou peça uma outra explicação. E assim pode ser mais rápido e mais fácil do que assistir vários vídeos ou ler vários textos. E para criar esses prompts eu precisei brincar bastante aqui, e um que eu andei brincando foram nervos aferentes e eferentes. E você pode começar pedindo explicação para uma criança de 10 anos mas aí depois que você vê explicação, se você achar que precisa decorar algo, aí nós entramos no prompt 3.
Crie um mnemônico
Mas aí você está pensando: “nossa, eu vou esquecer isso aí, eu vou confundir, e agora?”.
Você pode pedir ajuda para criar um mnemônico que vai te ajudar a lembrar de aferente e
eferente. Você pode criar para doenças, focê pode pedir um mnemônico para lembrar das doenças causadas por fungos.
Faça perguntas direcionadas
E agora o quarto prompt é uma forma de usar o chat GPT. Muitas vezes é fácil se enrolar na pergunta e o chat GPT não entender exatamente o que você quer. Então aqui eu queria te mostrar exemplos de perguntas amplas e muito abertas e que não usam direito o chat GPT para perguntas bem direcionadas direto ao ponto e que vão usar melhor a ferramenta.
Por exemplo, a gente pode perguntar “o que é célula?”, ou “o que é evolução?” ou “me fale sobre o DNA”, “o que são enzimas?”, e tudo bem, não tem nada de errado com isso, até que não está tão ampla, mas você pode usar o que você já sabe e ir direto ao ponto. Ou seja, “quais são as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas?”. Assim, indo mais fundo nos detalhes, você aproveita seu tempo melhor e aprende mais, mas claro que não tem necessariamente problema ser amplo, é só para você tentar ser mais direto.
Como evitar confundir assuntos
O próximo prompt vai ser para evitar se confundir. Então lembra comigo dos
assuntos que você mais se confunde. Um para mim eram as leis de emenda, ou seja,
“quando usar a primeira ou segunda lei de emenda?” Você pode fazer uma pergunta mais aberta, ou você pode falar logo: “eu me confundo entre a primeira e segunda lei de Mendel, o que eu posso fazer para diferenciar?”.
Dessa forma, você pode ler todo o texto ou você pode só pedir para parar de gerar e já perguntar de uma outra forma, como evitar se confundir entre essas leis.
Converse comigo em inglês
E finalmente, o último prompt é para você conversar com o GPT para aprender línguas ou a língua que você quer. Logo, por exemplo, pode ser inglês ou, no meu caso agora, holandês. Então, eu posso vir aqui e pedir converse comigo em holandês. Suponha que acabamos de nos conhecer e aí você especifica
o que você quer. Então, inicie a conversa. Então, vamos ver o que vai acontecer. E aí você pode responder. responder. E agora ele continua a conversa e você vai escrevendo, escrevendo, escrevendo. E aí você pode mudar a personalidade dele, você pode falar pra ele ser de um jeito ou de outro e a partir disso você vai conversando de uma forma mais interessante.
Eu espero que você tenha gostado, que tenha aprendido bastante. Agora, claro que
tudo depende de você usar e praticar tudo isso, a gente vai aprendendo e ficando melhor
com o tempo também. Então, bons estudos por aí, bom uso do Chat GPT, continuem
atrás dos seus sonhos, uma do preciso da habilidade que só você tem, e a gente se vê no
próximo post. Tchau!