Diferenças entre DNA e RNA
Em termos estruturais, o DNA e o RNA são quase idênticos. No entanto, existem três diferenças fundamentais, que representam as funções muito diferentes das duas moléculas:
- O RNA é uma cadeia simples de ácido nucleico.
- RNA tem o açúcar ribose em vez da desoxirribose do DNA.
- Nucleotídeos de RNA possuem base de uracila em vez de timina.
Os fosfatos, açúcares e bases mostram os mesmos padrões de ligação para formar nucleotídeos, e os seus nucleotídeos se ligam de modo a formar ácidos nucleicos da mesma maneira.
A base de uracila substitui a timina no RNA. Timina e uracila são estruturalmente muito semelhantes. Uracila tem fundamentalmente a mesma estrutura que a timina, com a eliminação de um grupo metila na posição 5 ‘. Uracila emparelha com adenina na mesma maneira que a adenina e timina.
O açúcar ribose
O açúcar ribose é estruturalmente idêntico ao açúcar desoxirribose, com a adição de um grupo hidroxila na posição 2.
A estrutura tridimensional da RNA
Ao contrário do DNA, o RNA não pode adotar a forma de hélice Beta porque a hidroxila adicional no carbono 2 interfere com o arranjo dos açúcares no esqueleto de fosfato. Embora o RNA não adote a forma de hélice beta altamente organizada, ele pode ser encontrado na forma de hélice (A) e faz par de bases para formar estruturas secundárias e terciárias complexas.
A estrutura primária de um ácido nucleico refere-se à sua sequência de pares de bases. No RNA, as estruturas secundárias são as dobras dimensional de pares de base de duas sequências de locais em que têm regiões de complementaridade, dando origem a pares de bases e voltas. Formas estruturais secundárias comuns incluem bojos e loops.
A principal diferença entre as estruturas tridimensionais de DNA e RNA que é no RNA a estrutura tridimensional é de cadeia simples. O emparelhamento de bases que ocorre no RNA ocorre em regiões de complementaridade. Este arranjo tridimensional é chamado de estrutura terciária do RNA e pode ser muito complexa, como no RNA transportador, por exemplo.