Ícone do site resumov

Assunto Difícil: Fugir ou Desistir | Não Caia Nessa


Quando você vai estudar um assunto difícil, você tem duas opções. A primeira é bater de frente, brigar com o assunto, “vou ficar aqui até aprender”, ver várias aulas diferentes, ver vários livros, etc. A outra opção é você ir com uma abordagem “pedra mole, água dura”, distribuindo o estudo. Então, você sabe que é difícil, que é quase impossível. O que você faz? Divide para estudar um pouquinho todo dia, ver um passo a passo, pensar em aprender um pouco de cada vez. Portanto, você tem as duas opções: bater de frente ou aprender um pouco todo dia.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

No livro A Arte da Guerra, o Sun Tzu aconselharia que a habilidade de um bom estrategista é vencer sem lutar. Então, em vez de se desesperar, você pode manter a calma e usar uma estratégia, um passo a passo, aprendendo um pouco todo dia e enquanto está estudando esse assunto mais difícil, está estudando também outro mais tranquilo, como termologia e cinemática.

Pense no longo prazo

Sabe o que é mais importante? A gente não quer estudar só para saber hoje, você não vai fazer a prova amanhã ou semana que vem, tem que pensar a longo prazo.

O que vai levar à retenção de longo prazo? Não é esse estudo intensivo que você estuda muito em poucos dias. Não, o estudo que retêm mesmo é o estudo espaçado, estudar um pouco todo dia. Assim, você ganha duas vezes, ganha em um estudo mais tranquilo, que você vai amadurecendo em vez de bater cabeça, e ao mesmo tempo, você melhora sua memória de longo prazo.

Portanto, toda vez que você tiver um assunto difícil, até mesmo na faculdade, ou alguns hobbies, aprender uma língua, etc. Lembre-se de quando ficar muito difícil, você pode espaçar.

Minha história

Eu fiz isso diversas vezes, o caso mais recente foi quando eu estudei para a Fuvest. Alguns assuntos de genética eram muito difíceis, eu esquecia bastante. Eu pensei, o que eu posso fazer? Posso ficar martelando isso aqui até entender ou ver um pouco hoje e vendo o restante ao longo dos dias?

Quando você bate de frente, além de doloroso, não é um negócio que fixa tanto.

Eu lembro também que em física, quando eu estava estudando para o ITA, eu achava cinemática muito difícil! Eu fui para o segundo ano, que tem termologia, dilatação térmica, e achava muito mais fácil. Depois disso, eu fui adicionando cinemática aos poucos.

No fim das contas, isso vai fazer muita diferença mesmo, espaçar o assunto.

Me conta aí qual assunto é difícil para você. Espero que você tenha gostado. E se um dia você quiser conversar comigo ao vivo, dê uma olhada no Sniper, que além das aulas de estratégia de estudo, temos as lives para tirar dúvidas e conversar. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂