Então, hoje nós vamos falar dos 5 motivos pelos quais você erra questões de exatas. Os dois primeiros vão ser óbvios, como não lembrar da matéria ou não ter visto a matéria. Contudo, o 3 últimos talvez você não saiba. Vamos começar.
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Primeiro erro
O primeiro erro vai ser não ter visto a matéria, isso é óbvio. Quando você não viu o assunto ou até começou a ver, mas não pegou bem o assunto, você não vai conseguir fazer as questões.
Segundo erro
Já o segundo motivo vai ser falta de treino. Logo, você viu a matéria, mas faltou revisão ou faltou treinar aquela assunto. Então, você viu em março e já esqueceu ou você não sabe aplicar aquele assunto nesse problema da questão, isso é a falta de treino.
Terceiro erro
O terceiro erro vai ser um problema de interpretação. Portanto, você leu toda questão, palavra por palavra, mas não prestou a atenção. Então, ela vai parecer muito difícil, e fica como um bloqueio mental com a questão. Você não consegue interpretar e entender o que a questão quer.
Isso é muito importante, pois a etapa da interpretação vai ser a mais importante e a mais demorada, envolve vários pontos, que são essenciais, como ler a última linha. A última linha vai te contar muito o que a questão quer. Depois de ler a última linha e ver o que a questão quer que você vai ler o enunciado.
Essa última linha que vai te mostrar o que é mais importante no enunciado, o que você precisa focar. Portanto, leia a última linha.
Depois de ler a última linha, quando voltar para ler o enunciado, anote todos os dados do enunciado com a unidades, pois não anotar é a razão do próximo erro, que é a pressa.
Quarto erro
Então, para você conseguir resolver mesmo, precisa ler e anotar, ou pelo menos sublinhar e separar esses dados principais da questão. Às vezes, só de ler os dados anotados, o seu cérebro já começa a trabalhar no problema, já organiza e junta essas informações.
Isso foi uma das melhores coisas da turma ITA, porque os professores falavam:
Você precisa pegar a questão, pegar essas dados e anotar embaixo. É a primeira etapa da questão, você precisa fazer isso!
A gente já lia anotando, você lê a velocidade tanto, a aceleração tanto e já vai colocando embaixo. Automaticamente seu cérebro vai montando o problema matemático, isso é mágico.
Para isso acontecer, tem que pegar esses dados e anotar bonitinho no espaço que você tem para resolver.
Isso vai te ajudar a o montar o problema matemático muito mais fácil, ver o pulo do gato ou até entender a resolução, caso esteja estudando em casa. Então, faça isso, pegue a questão que está estudando, anote os dados e tenta relacionar eles para tentar encontrar o que a questão está pedindo.
Quinto erro
O quinto erro é não fazer a prova real. É preciso voltar e rever os cálculos. Você pode até pensar na ordem de grandeza, mas é preciso voltar conta por conta.
Então, se você fez uma multiplicação, você pega o resultado e divide por um deles e tenta achar a resposta, vê se bate. Às vezes, você faz a mesma conta duas vezes, para garantir que acertou, isso é ainda mais importantes em questões fáceis, em questão importante para o tri.
Muitas vezes você erra questão, mas o corretor já sabe os erros que você pode ter e já põe as respostas erradas no gabarito. Então, reveja seus cálculos.
Hoje nós vimos os 5 motivos para errar questões de exatas. O primeiro foi não ver a matéria. O segundo foi a falta de treino. O terceiro, que é o mais importante, é o problema de interpretação. O quarto foi não anotar os dados da questão, precisa anotar com unidade para você ver no papel quais são os dados importantes. O quinto foi não fazer a prova real.
Esses passos foram tirados do treinamento gratuito do ENEM, de como resolver questões de provas. O que você achou desses erros? Você cometia ou estava quase cometendo? Eu espero que isso não aconteça.
Agora me conta se faltou alguma coisa, pois eu posso fazer a parte dois desses erros.
Por hoje é isso. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.