A dificuldade de fazer uma coisa que você odeia, digamos fazer redação, se torna a dificuldade total de fazer isso. Porque além de fazer essa coisa difícil, você precisa lidar com mais uma outra coisa, que é a resistência. O problema é que a gente faz isso sem perceber e acaba se autossabotando. Hoje vamos falar sobre como lidar com essa resistência, como evitar essa autossabotagem, em alguns passos simples.
Pensa comigo, você tem algo difícil a fazer, como uma redação. E você sente essa força de repulsão entre você e essa atividade. O problema é que essa resistência aumenta a dificuldade da tarefa. É como se você cansasse o equivalente a fazer três redações. Por exemplo, no caso da redação, duas horas não é o fim do mundo. Provavelmente, os 15 primeiros minutos vão ser ruins, mas depois pode ser até agradável. Agora, resistir à redação, ficar pensando nisso, é um sofrimento que se alonga demais e exaure suas energias.
Primeiro Passo
A primeira coisa é ver que existem essas duas coisas separadas, a atividade e os pensamentos sobre a atividade ou a resistência. Tudo começa com entender a resistência, como ela aparece para você. Tem vários extremos. Eu tinha colegas no ITA que aprendiam as questões mais difíceis de matemática e física, mas enrolavam para estudar química ou enrolavam para fazer redação. Por outro lado, no Enem, você pode estudar muito bem humanas, linguagens, biologia, mas resistir tanto a estudar física e química, por exemplo, ou a fazer redação. Qual é a sua resistência? Como ela aparece para você? Porque o primeiro passo é entender.
Segundo Passo
E o segundo ponto é entender como lidar com essa atividade. Eu peguei o exemplo da Caixinhas Douradas, ou o Govo de Lox. Porque ela vai lá na casa do urso e acha tudo na quantidade, no tamanho perfeito pra ela. Então como que a gente pode adaptar isso aqui? Por exemplo, se escrever uma redação inteira é muito, que tal só fazer um rascunho? Ou que tal só ler o tema e fazer a introdução? Que tal ler o tema e fazer brainstorm de alguns argumentos? Como que a gente pode trazer essa ideia de atividade perfeita para você, para o seu dia a dia?
Na redação você não precisa fazer a redação em um dia, então a gente pode desenhar atividades para cumprir uma dada tarefa no tamanho, na intensidade, na complexidade que você dá conta. Outra forma de pensar isso é ir quebrando essa atividade em vários dias, porque assim naturalmente você reduz a complexidade e a resistência.
Terceiro Passo
Organizar sua rotina ao redor dessa resistência, para reduzi-la, é o terceiro ponto. No exemplo da redação, que tal começar com ela logo no começo do dia? E aí você não gasta o seu dia inteiro pensando ainda tenho que fazer redação. Não. Você já fez e já começa com o pé direito o seu dia.
Quarto Passo
O quarto ponto é a preocupação com o resultado. Então muitas vezes também o que mais atrapalha é porque você quer fazer essa atividade só se você fizer a melhor possível. Então, por exemplo, ainda na redação, você se pressiona a fazer a redação nota mil, a nota 980, a nota 920. E você não aceita nada menos do que essa perfeição. E aí, ir sentar para fazer a redação com esse peso nas costas, da nota alta que você tem que tirar, é muito mais difícil do que só ir com a mente leve, ah, eu vou fazer uma redação.
Então, ou seja, reduzir as expectativas é uma coisa que pode ajudar muito. Em vez de a gente fazer a atividade com foco no resultado, a ideia é fazer a atividade com foco no processo, com foco na ação, sem esperar grandes coisas. Então, você vai lá fazer uma redação, que pode ser nota 600, pode ser nota 800, pode ser mais, pode ser menos, mas você vai lá escrever um pouquinho, depois analisar se escreveu bem, melhorar com isso. Sem esse peso. E esse peso, muitas vezes, é o que mais faz surgir essa sensação de resistência.
Assim, tenho uma opinião própria quando eu venho gravar um vídeo, como “esse vídeo tem que ser muito bom”, “eu tenho que ter muitas visualizações e muitas pessoas têm que ver”. Quando eu venho assim pode dizer que o vídeo vai ser horrível eu não vou querer fazer, vai ser pesado e tenso gravar vai ser tenso, editar vai ser tenso, tudo vai ser ruim, porque tem muita expectativa, muito peso e aí vai dar muita resistência.
Já se eu vier aqui como hoje, eu vou gravar, vou falar sobre isso, tomara que eu faça bem, se não fizer tudo bem, mas eu vou lá fazer a minha parte contando um pouco sobre como é a resistência, como isso aparece, como lidar com isso, e pronto. Sem apego ao resultado. Se alguém vai assistir, ótimo. Obrigada, se você está assistindo. Mas, se não, tudo bem também, não é o fim do mundo.
Quinto Passo
Então, não é o fim do mundo se você for lá e fizer uma redação 700, fizer um simulado e errar a metade. Então, a gente tem que aprender a tirar esse peso, toda hora tirar esse peso que aparece e atrapalha tanto. Porque aí, justamente, você vai cansar menos, porque você só tem a dificuldade da tarefa, não a dificuldade de lidar com esses pensamentos, de lidar com essa procrastinação e essa ação de evitar, a todo custo, essa atividade.
E, justamente, o outro ponto é que quando você age sem esse apego, você consegue ter mais atenção na atividade, mais foco, e você se abala menos emocionalmente com dificuldades que podem surgir.
Essa foi a ideia do post de hoje, espero que tenha gostado e que lhe ajude. Obrigado por acompanhar e até o próximo post 🙂