Eu não sei o que é mais difícil: saber como estudar ou como começar a estudar. E isso é uma coisa que paralisa. Então, hoje eu vou te contar o que eu queria saber nesse processo de começar a estudar, pra tornar tudo mais fácil, em sete ou oito dicas.
Primeira dica: começar com menos horas de estudo
O primeiro ponto é Começar com Menos Horas de Estudos. A gente tem essa ideia de que, se você tem oito horas pra estudar por dia, é preciso já começar estudando essas oito; ou, se tem meio período, já começar nas quatro ou cinco horas. E de que não precisa uma adaptação. Então, se você consegue estudar, basta estudar as oito horas de uma vez. E aí, na prática, você está, assim, nas férias, de boa, sem estudar nada; aí você vai, de um dia pro outro, estudar oito horas. E não consegue, não dá, é muito difícil, é frustrante…
Uma ideia é tratar o seu cérebro como e ele tivesse TDAH. Você vai estudar por cinco minutos. Quando tocar esse alarme aqui, você para de ler. E assim ela segue no primeiro dia. Aí, no segundo dia, já são seis minutos; aí no terceiro dia são sete minutos. Até que, assim, algumas semanas depois, ela já está lendo por uma hora sem se distrair, sem precisar fazer outras coisas, sem precisar levantar. Então, com a concentração ótima. E a mesma coisa a gente pode fazer aqui. Então, não tão extremo como os cinco minutos; mas algo como duas horas, três horas, ou talvez menos.
E ir aumentando aos poucos, sabe, demorar, assim, semanas pra você chegar no número de horas que você quer. Porque, assim, uma coisa importante também é a qualidade; não a quantidade. De nada adianta você estudar dez horas se você estava com sono em cima do papel, se você não conseguia se concentrar. Então, é uma coisa que eu queria saber por que eu errei muito nisso. Então eu já comecei a estudar, assim, a todo vapor, e metade do tempo provavelmente foi perdido nesse começo. Então, fica a ideia de aumentar progressivamente o tempo. E você pode aumentar semanalmente ou aumentar de um dia pro outro, conforme você vai vendo que consegue estudar por mais tempo.
Segunda dica: começar com menos matérias
A segunda ideia é Começar Com Menos Matérias. Então, esse é outro mito de que é preciso estudar todas as matérias de uma vez. Isso pra quê? Pra você evoluir muito pouco em cada matéria. Se desestimular, se frustrar, achar que nunca vai chegar a sua vez; sendo que, pode dar certo se você só priorizar as matérias mais importantes pro ENEM. E quais são elas? Matemática e Redação, na maioria dos cursos.
Uma coisa que a gente pode ver é o ‘Termo de Adesão pro SISU’ pra faculdade que você. Então, ‘Termo de Adesão do SISU da USP’, ‘Termo de Adesão do SISU da UFMG’, ‘Termo de Adesão do SISU UFC’. Então, por exemplo, na USP, o peso de Naturezas é quatro, enquanto que o peso de Matemática é três e todas as outras, o peso é dois. Então, só daí você já vê que Naturezas é a mais importante. E depois, Matemática. Sendo que, Naturezas tem três matérias e Matemática é só uma. Então, Física, por exemplo, é como se fosse quatro dividido por três – porque são três matérias -; já Matemática, o peso é três. Então, aqui o mais importante é matemática; depois, Redação; depois, Naturezas e, por último, Humanas e Linguagens. Inclusive, nesse caso aqui, eu recomendaria nem começar Humanas e Linguagens nesse começo. Então, só uma ou duas de Naturezas, Matemática e Redação. No máximo essas pra começar. Outro bônus de começar com menos matérias é que você evolui mais nessas matérias. E aí, eu já falo sobre isso, no Cronograma.
Terceira dica: onde estudar
O terceiro ponto pra definir como estudar é o Onde Estudar. Então você tem a opção de cursinho ou de curso online. E é uma dúvida muito confusa, eu vou fazer um vídeo específico que eu vou deixar ali. Mas, por hora, o que eu vou te falar? O mais fácil é só assinar um curso online, desses que tem várias matérias; começar por essas matérias prioritárias, que a gente falou no ‘ponto dois’. Ou, se você não puder pagar, tem vários recursos de graça na internet, como o Hexag Solidário, que tem várias apostilas muito boas, muito completas, cheias de questões; e também vídeos no YouTube. Então, você pode unir vídeos do YouTube de graça, com as apostilas do Hexag Solidário. E pronto, de graça você tem ali a sua preparação. E provas antigas, depois, também são de graça.
Então, ou seja, tem muito material gratuito, tem cursos online, que não são caros, que você pode fazer e se preparar. E agora acabou aquela história de, sabe, “Só quem faz o cursinho chique caríssimo passa!”. Não, não é mais assim.
Quarta dica: ambiente de estudo
O quarto ponto e, assim, principalmente pra quem vai estudar em casa, é ter um Ambiente de Estudos. E, assim, muitas vezes não é fácil criar; às vezes você mora em um lugar que não tem espaço. Mas, pelo menos, evite estudar na sua cama, tenta criar um cantinho, com uma mesa; ou, sabe, improvisa um canto da sua casa, compra uma mesa usada. Mas ter um lugar… E, assim, eu digo até um lugar sagrado pros seus estudos. Sabe? Um lugar que você não come ou, pelo menos, que não usa redes sociais ali, que é focado nos seus estudos. E se puder, até decora com coisas que vão te incentivar a estudar mais.
E o ambiente de estudos também envolve o tempo. Então, pensar em dividir sessões de estudos com intervalos legais, intervalos pra você descansar, pra realmente não estudar. E, às vezes, um intervalo em que você vai pra academia; um intervalo em que você, sabe, vai fazer outra coisa diferente. Então, é preciso criar esses blocos de estudos, não ser um negócio contínuo, de oito da manhã às dezoito da noite.
Quinta dica: coragem/mentalidade
E aí, o quinto ponto, eu estou meio em dúvida no título, se é Coragem ou Mentalidade. Porque, assim, quando você começa a estudar, você erra bastante. Você erra tanto em questões como na forma de estudar, você estuda errado. Você erra no quesito disciplina. Então, é mais difícil estudar da forma que você imagina. Então você considera que você não está fazendo o ideal, o perfeito. Ou você tem uma alta expectativa de, sabe, evoluir muito mais do que você consegue. E aí, ou seja, muitos erros, muitas frustrações, muitas coisas que não dão certo.
Então, a gente precisa ter coragem pra lidar com tudo isso, porque não vai ser fácil mesmo. Principalmente quando você quer um vestibular difícil, uma nota altíssima no ENEM. Então, é mais difícil dar conta de tudo isso. Então, pegue leve consigo mesmo quando errar, quando algo não der certo, quando, sabe, você ficar pra baixo durante os estudos. Isso tudo é normal. Então, uma boa ideia pra gente aprender nos estudos é a questão da mentalidade. A Mentalidade Rígida versus a Mentalidade Fixa do livro da Carol Dweck. É até uma boa ideia de vídeo. Vou ver se eu faço esse mês.
Sexta dica: cronograma, será?
E aí, o sexto ponto, é Montar um Cronograma de Estudos. Será? Cronograma é uma perda de tempo, não ser pra nada. O que você tem que fazer nesse começo é pegar essas três matérias principais e tentar cobrir o máximo possível de assuntos. Do seu curso online, da apostila do livro, onde você estiver estudando. Esquece o cronograma, cumpre a ordem dos assuntos e pronto! É isso que você precisa. Quando você olhar e ver, assim, nossa, você já viu trinta por cento, quarenta por cento dos assuntos em poucos meses, isso vai ser muito mais legal do que bater a meta do cronograma, do que, sabe, seguir o cronograma da semana. Não, esquece o cronograma! A ideia é só evoluir nos assuntos e sempre manter a revisão com a Lista Sniper.
Sética dica: organizar sua vida
E o sétimo ponto é Organizar a Sua Vida pro alto desempenho. Então, isso envolve várias coisas. Então, o sono: Dormir pelo menos oito horas e realmente fazer a higiene do sono antes de dormir ou uma meditação antes de dormir. Sabe, cultivar essa ideia de dormir no mesmo horário, acordar no mesmo horário, como um atleta olímpico. Ser exposto à luz forte solar de manhã, ter uma boa alimentação e aí, tomar o café, o chá verde, sabe, o que melhorar a sua concentração. E ir descobrindo novas formas. Às vezes, por exemplo, você vê que, depois do almoço, vale mais a pena descansar ou tirar uma soneca do que estudar. Então, vai fazendo experimentos pra saber como que você consegue atingir o máximo de desempenho nos estudos com o menor esforço. E, assim, a influência do sono, do exercício físico, é muito drástica nos estudos. Então, só de você dormir mais, você vai melhorar o quanto você aprende, o quanto você retém. Então, é preciso incluir esses fatores também, não só os estudos. E isso ajuda até no seu bem-estar psicológico, na sua saúde mental.
Oitava dica: apenas comece
E o oitavo ponto é: pega uma dessas coisas que eu te falei e Apenas Comece! Então, uma matéria, um curso online. Então, uma só matéria no curso online! Por exemplo, só matemática. Então, só matemática, você já vai começar amanhã, nem que seja no YouTube, com um papel A4 na sua mesa. Então, como que você vai começar? Porque, assim, a gente nunca se sente preparado, sempre falta alguma coisa, sempre falta o caderno certo, sempre falta o curso certo, sempre falta… Sabe, tantas coisas! Sendo que dá pra começar com o mínimo. Dá pra começar com pouco tempo, dá pra começar de graça, com o YouTube, e ir evoluindo a partir disso. Então, o oitavo ponto é: Apenas Comece!
Nona dica: invista em saber como estudar
E o nono ponto, extra é: Depois que você começar Invista em Saber Como Estudar. É o que a gente faz no Sniper de Questões. Então, por exemplo, como você vai estudar cada matéria? Como que você vai estudar, por exemplo, matemática, como você vai lidar com os assuntos, como você vai fazer revisão, como vai estudar Biologia, que é diferente de Matemática. Como, depois, vai estudar humanas, pra estudar um terço do tempo e acertar muito mais. Como vai estudar Química.
Outra coisa: como você vai organizar o seu tempo; como vai planejar de hoje até a prova… Não é cronograma! É planejamento. Então, como você vai se planejar, por exemplo, criando uma linha do tempo de hoje até a prova. Se surgirem dúvidas ao longo do caminho, com quem você vai tirar essas dúvidas? Então, lá no Sniper nós temos monitoria, com monitoras aprovadas em Medicina na USP, na UFMG, que vão te ajudar a organizar essas ideias e estudar da melhor forma possível. E você pode participar de monitorias comigo também.
Então, essa é a ideia de como estudar para o ENEM ou Vestibular agora, esse ano. Aproveita pra curtir o vídeo, me conta aí embaixo se você gostou, se você vai seguir essas ideias. E continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem!
E a gente se vê no próximo post, tchau!