Quanto você acha que o seu desempenho piora ao ver um vídeo em velocidade dois? Dez por cento (10%), trinta (30%), cinquenta (50%), oitenta (80%) ou zero (0%)? Esse estudo aqui mostra que o desempenho em um teste não varia ao ver um vídeo em velocidade um (1.0x), um e meio (1.5x) ou dois (2.0x). E ela só vai piorar depois de dois (2.0x), ou seja, dois e meio (2.5x), três (3.0x).
Primeiro Estudo
Esses aqui são os desempenhos, vendo em velocidade um (1.0x), um e meio (1,5x), dois (2.0x) e dois e meio (2.5x). Esse aqui no teste logo após ver o vídeo e alguns dias depois. O desempenho não muda; mas a coisa que muda drasticamente é o tempo que você leva pra ver o vídeo. Imagina ver ele na metade do tempo e ter todo esse tempo de sobra, pra fazer questões, pra descansar, pra fazer outra coisa.
Mas eu sei que você já deve estar pensando: “Ah, isso é um vídeo de Humanas e Humanas é mais simples mesmo! E exatas?”
Segundo Estudo
Esse outro estudo analisou aprender programação científica em MatLab. Ou seja, uma área mais de exatas. E o melhor efeito de aprendizado foi observado na velocidade um ponto vinte e cinco (1.25x) ou um e meio (1.5x). E o que eles viram é que quem já tem base no assunto, pode assistir numa velocidade um pouco maior, como um e meio (1.5x). É, inclusive, a melhor. Mas pra quem ainda não tem base, pra quem esse assunto ainda é novo; ou é de outra área, é melhor ir um pouco mais devagar. Mas jamais em velocidade um (1.0x).
Inclusive, um gráfico mostra que, quem já tem mais aptidão nesse assunto, acaba que tem os melhores desempenhos aqui, em um vírgula vinte e cinco (1,25); ou, principalmente, um e meio (1.5x). E quem não tem tanta aptidão, vai ser melhor aqui, no um ponto vinte e cinco (1.25x). E veja que sempre um ponto vinte e cinco (1.25x) é maior do que um (1.0x). Similar ao primeiro estudo.
O que podemos concluir?
Dessa forma, o que a gente pode concluir? Que o ganho de tempo é absurdo. E quando você pensa em um vídeo de quinze minutos, dezesseis minutos, não faz tanta diferença. Mas se você pensar em dezenas, centenas de vídeos, um pequeno aumento de vinte e cinco por cento (25%) já melhora muito o seu tempo de estudos. E se você conseguir ainda um e meio (1.5x), é como se você reduzisse trinta horas aulas, pra vinte horas de aulas. E olha como seria considerando quatro horas de aulas por dia ao longo de dez meses em velocidade um e meio (1.5x): Você ganha mais de duzentas horas de sobra no ano!
Desempenho
E aí você pode estar pensando: “Mas eu vou reduzir o tempo de aula e será que vai aprender a mesma coisa?”. É isso o que esses estudos mostram. O seu desempenho na prova, tanto logo depois de ver a aula, quanto uma semana depois, é bem similar. Então, é claro que não é no próximo vídeo; se você é acostumado com velocidade um (1.0x), não vai pra velocidade 2, assim, super-rápido. É bom ter base no assunto pra você conseguir mesmo aumentar a velocidade. Mas uma coisa legal é sempre começar em um ponto vinte e cinco (1.25x), e daí você vê: “Ah não, está lento; ainda dá pra ir pra um e meio (1.5x)!”; ou não, “Já está muito difícil, é melhor ficar aqui ou voltar pra velocidade um (1.0x)”.
Além disso, é sempre bom lembrar que, aprender mesmo, você não vai conseguir na aula. A aula é só pra entender. Você vai aprender lidando com essa informação. Então, fazendo questões, fazendo provas antigas ou explicando pra alguém; mas não assistindo à aula. Assim, ao economizar esse tempo de aula, você pode passar esse tempo que você assistiria à aula fazendo questões.
Teoria da Carga Cognitiva
E aí, você pode estar se perguntando: “Qual é o mecanismo de por que isso acontece?”. E aí existem várias explicações. Uma delas é sobre a carga cognitiva. Então, o que acontece quando você vê vídeo em velocidade um (1.0x)? É entediante. O seu cérebro precisa fazer um esforço pra não se distrair. Porque são passadas tão poucas informações e o seu cérebro é tão mais rápido do que isso que fica chato, fica entediante, fica um martírio assistir à aula.
Logo, quando está em velocidade um (1.0x), o que você faz? Você pega o celular, aí você vai lá e vê outra coisa. Porque praticamente não interrompe o seu estudo, praticamente você continua acompanhando mesmo dando uma olhada em outra coisa. E aí dá pra fazer a unha, dá pra lavar a louça, dá pra arrumar o quarto. Uma exceção é quando é um assunto super novo, muito difícil, e mesmo em velocidade um (1.0x) é difícil entender. Aí vale a pena assistir na velocidade normal e ir pegando aos poucos.
Mas quando você já não é tão iniciante nesse assunto… Digamos, vamos pegar física. Você viu ondulatória, você viu os raios no espelho; aí você viu todos os espelhos esféricos, e agora você vai pra lente. De repente, agora você pode ir um pouco mais rápido. Nem que seja um ponto dez (1.10x), um ponto vinte (1.20x), um ponto vinte e cinco (1.25x), porque você já tem a base. Inclusive, ver mais rápido, até certo ponto, num ponto ótimo, aumenta a sua satisfação em ver o vídeo. Se torna menos sofrimento; se torna mais interessante ver um pouco mais alto. Inclusive nesses assuntos de exatas.
E outro artigo mostra que o melhor aprendizado ocorre na carga cognitiva média. Ou seja, quando não é nem muito fácil acompanhar a aula, nem muito difícil, que você perde informações. Então, sempre no meio-termo. Assim, essa aula entediante, em que você quer fazer trocentas outras coisas, que é difícil focar, que você se sente com TDAH, que não consegue prestar atenção porque é muito devagar, isso aí precisa acabar! Então a gente precisa aumentar a velocidade desse vídeo.
E não se preocupe! “Ai, nossa, mas aí eu vou assistir em um e meio (1.5), vou assistir em duas vezes e eu vou perder o que ele está falando. Não! E mesmo se você perder alguma coisa, você vai fazer as questões, vai ver que não sabe, vai atrás. Em um estudo muito mais ativo, que você aprende muito mais rápido e usa melhor o seu tempo.
Quantas vezes e em qual velocidade?
Nesse primeiro artigo que eu mostrei pra vocês, eles foram fazendo vários experimentos: ver uma vez ou ver duas vezes em velocidade dois (2.0x), o que é melhor? Eles viram que não muda quase nada. Então, você ver uma vez ou ver duas vezes em velocidade dois (2.0), muda bem pouquinho; assim, é um pouco melhor.
Logo, o que acontece quando você vê duas vezes, pela primeira vez, e duas vezes de novo, logo antes da prova? O que acontece? Olha só o aumento de desempenho em relação a quem viu só uma vez! E isso no mesmo tempo de estudos e é isso que tem que ficar muito claro. Porque é o mesmo tempo de estudos. E é isso que é a ideia do método Sniper de Questões. Isso que esses pesquisadores estão tentando descobrir aqui: Qual é a forma melhor, a melhor forma, de você aproveitar o seu tempo e aprender mais? Ainda mais pensando no ENEM, no vestibular, em concurso, que você tem tanto conteúdo e precisa manter a sanidade mental, precisa cuidar das outras áreas da sua vida, não só estudar. Então esse é um exemplo.
Então, digamos, uma prova na escola, uma prova na faculdade, o que você pode fazer? Você vê primeiro os vídeos em velocidade dois (2.0x) e aí faz as listas de questões, se tiver. E aí, um dia antes da prova, você vai lá e vê de novo em velocidade dois. E você terá esse aumento de nota. E olha só, o mesmo tempo de estudos!
Mais velocidade, mais interesse
Então só indo um pouco mais na questão da carga cognitiva, na atenção, o que está acontecendo então quando você está em velocidade dois (2.0x) ou velocidade um e meio (1.5x)? É mais difícil você entender, é mais difícil você, sabe, capturar tudo o que está sendo falado e pensar e raciocinar. E isso é muito mais desafiante e muito mais interessante. É meio que a ideia de ler mais rápido. Então, quando você lê muito devagar e aí você vai, cada conjunção, cada palavrinha, aí demora, demora… Fica chato, fica entediante! E aqui a mesma coisa. Ver mais rápido é mais interessante, mais engajante. Você sente que está aprendendo mais e sentir isso faz você se motivar mais. E ao motivar mais você quer aprender mais e quer estudar mais. Então tudo melhora.
E aí, em velocidade um e meio (1.5x), dois (2.0x), é muito mais difícil você fazer outras coisas, você estar assistindo à aula e olhando o celular. Então, é uma coisa que realmente não dá. E assim você pode fazer até recompensas consigo mesmo, sabe. Então, assiste toda à aula em um e meio (1.5x), sabe, ou dois (2.0x), e depois faz um descanso muito bacana. O que eu acho, assim, que é o melhor. Eu gosto da ideia, meio que: Estudo intenso, descanso intenso, sabe. Em vez de ser aquele estudo mais ou menos o dia inteiro, é melhor alta intensidade, muito descanso e exercício físico e, sabe, ver a sua série, algo muito mais legal. E um detalhe também é que a gente não precisa acelerar em tudo. Então às vezes pode ser meio estressante.
Não é só aprender, sabe, é gostar também, é ser interessantes. Então, às vezes, pode ser melhor não aumentar tanto, ficar lá em um e vinte (1.20x), um e vinte e cinco (1.25x), do que em dois (2.0x) e se estressar pra acompanhar. Então, sempre analisa o que faz você gostar do processo, o que faz você aprender da melhor forma. Isso aumenta a cognição, você observar o seu próprio aprendizado, ver como que você aprende mais, como que você gerencia a sua energia. Se ficar muito difícil e você se desgastar completamente e não conseguir voltar a estudar, não dá certo. É sempre o equilíbrio, sabe; tipo andar na Slackline. Você fica entre um lado e o outro, cai e volta, cai e volta. Mas vamos tentar buscar esse equilíbrio.
Todas as referências estão aí na descrição, espero que você tenha gostado. E é isso, sempre vamos tentar achar formas de aprender mais no mesmo tempo de estudos. Muito obrigada por assistir! Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! E a gente se vê no próximo post! Tchau!