Quando o seu avião cai, você fica perdido e nada dá certo, você pode conversar com uma bola, brigar com uma bola, ir atrás de uma bola. Mas também pode fazer um exercício de respiração.
Respiração Alternada
Ok, agora é sério! Esse é um exercício que vem da Yoga, que existe há cinco mil anos, com conjunto de práticas físicas, mentais, espirituais que aumentam o bem-estar físico e mental. E que muita gente ama.
Gisele B. – “Muitos de vocês pediram se tem alguma coisa que eu faço que me ajuda quando eu tenho ansiedade. A respiração das narinas alternadas.”
E vários estudos mostram que dá mesmo certo, inclusive pra estudantes sob muita tensão.
Então hoje eu vou te mostrar uma das técnicas da Yoga que eu mais uso, que é a respiração alternada. Que é tão fácil! E você sente os resultados nas emoções e no corpo bem rapidinho. E que pode ajudar muito nesse momento pré-prova. Então, na semana da prova, no mês da prova. No dia da prova ou mesmo no ano inteiro de estudos.
O que é e como funciona
Então vamos lá! Tudo o que você vai precisar é uma mão, nariz e dois pulmões. Ou um pode ser. O exercício é Nadi Shodhana ou Respiração Alternada.
Então é muito simples! O ar entra por uma narina, sai pela outra; depois entra por essa, sai pela primeira. E esse foi um ciclo. E aí você vai fazendo vários ciclos desses, de entrar, por exemplo, pela narina esquerda, solta pela direita; depois inspira pela direita, solta pela esquerda.
Então, pra começar, você solta todo o ar, faz essa posição com a mão e tampa a narina direita. E inspira pela narina esquerda. Depois solta o ar pela direita. E inspira de novo pela direita. E aí solta pela esquerda. E esse foi um ciclo. Aí continua o mesmo ciclo. Então inspira de novo pela esquerda, solta pela direita. Inspira pela direita, solta pela esquerda. Esses foram dois ciclos.
E aí você pode respirar bem devagar, você pode fazer retenções, se você já faz isso na Yoga. E aí cada inspiração ou expiração pode ser uns três, quatro segundos. Às vezes até um pouco mais. E assim, é bem diferente, provavelmente de tudo o que você já fez. E aí o ideal é fazer sentada, com a coluna ereta. Mas, quando você estiver jogada lá no sofá, você pode fazer também. Acha uma posição lá com as almofadas, faz lá. E depois você senta, continua.
E, sabe, esse é um exercício que vai acalmar, mas sem dar sono. Então, sem você ficar mais letárgica, vai acalmar. E dá clareza mental e ajuda a estudar, a pensar. Sabe, às vezes está muito nebuloso dentro da cabeça e essa prática, ela vai clarear as ideias.
Benefícios
E muitas vezes a gente acha, na vida, que a solução dos problemas é uma coisa grande, uma caixona, assim: Solução dos Problemas! Mas muitas vezes o que acontece é que são várias coisinhas que você vai fazendo que vão melhorando a sua vida, assim em geral. Vão te fazendo ficar melhor. E esse pranayama, essa respiração, pode ser uma caixinha dessas.
Inclusive, uma das principais ideias da Yoga é reduzir as flutuações da mente. E quando isso acontece nós ficamos em harmonia com tudo, em um estado de paz. Mas aí, eu sei, nós estamos bem longe disso, mas a gente pode tentar.
Então é isso por hoje, um vídeo bem curtinho pra te contar uma coisa que eu adoro, que eu faço, assim, todo dia. Sério, eu faço mais isso… Se eu tenho, assim, pouco tempo e eu tenho que escolher entre várias coisas que eu tenho que fazer, eu faço isso. Faço respiração alternada. E se você quiser meditações pra estudantes, então, com histórias e visualizações. Então, visualizar na faculdade, visualizar os estudos, você pode entrar no ‘1Pause’, o link está aí embaixo. E é bem legal, principalmente nessa reta final antes da prova.
Então essa é a ideia pra hoje. Muito obrigada por assistir! Aproveita pra testar e fazer essa respiração e me conta aí embaixo o que você achou!
Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem!
E a gente se vê no próximo vídeo! Tchau!