Quando você tem vontade de estudar, estuda, os astros se alinham, tudo é flores e dá tudo certo. O problema vai ser quando, um certo dia, você olha feio para os livros, não tem vontade e passa o dia no sofá. Assim, no dia seguinte, “ah, não estudei ontem, então não vou estudar hoje de novo”. “Já vi cinco episódios de série, então vou logo ver a temporada inteira e depois eu estudo”. Logo, quando você vê, passou a semana inteira assistindo séries e vai procurar agora no YouTube a solução para a motivação, para a procrastinação, para a disciplina, para a consistência… E aí você chega aqui. Então, hoje vamos conversar sobre a Lei do Nunca Zero para isso não acontecer de novo.
O problema de quando você não tem vontade para estudar e não estuda, é que vira um ciclo. Você não tem vontade, não estuda, ficar mal e aí você se sente culpado porque você não estudou e isso passa para outros dias. Então, você se sente incapaz, se sente decepcionado, você sente que nunca vai dar certo.
Por consequência, você vai voltar a não ter vontade de novo. Assim, já vai estudar menos, vai ter cada vez mais culpa, se sentir cada vez pior, virando esse ciclo muito tenebroso.
Nunca zero
E sabe por onde a gente vai começar para reduzir isso? A gente vai acabar com o pensamento 8 ou 80. Então, nos estudos, a gente acha que só vai valer um dia de estudo se você estudar de manhã, de tarde, fizer tudo o que você tem pra fazer, seguir todo o seu planejamento. Esse que é um dia de estudos. O 80 é não estudar nada o dia inteiro, passar o dia na televisão, passar o dia fazendo outra coisa. Só que pode ter um meio do caminho.
Pode ter um estudo 40, um estudo 50 ou às vezes um estudo 30. Concorda? Por exemplo, que 30 minutos de questões todo dia é melhor do que não ter estudado nada? Logo, a gente vai incluir essa ideia do melhor que nada, que vai ser o Nunca Zero. Então, duas coisas para definir o Nunca Zero.
Tempo
O primeiro é o tempo. Colocar, por exemplo, um minuto. Um minuto estudando. Se sentir que você está bem, que consegue, pode fazer o pomodoro, que são 25 minutos.
Atividade
E a segunda coisa vai ser a atividade. Então, por exemplo, uma questão? Três questões? Cinco questões ou dez questões? Ou não é questão, vai ser ler uma página, assistir uma aula. Coloca uma atividade bem simples, bem fácil ou que seja importante, mas que você sabe que vai acabar rápido.
E aí, com essas duas coisas, o tempo e a atividade, você vai conseguir definir o seu Nunca Zero. A ideia é que, ao definir o seu Nunca Zero com tempo e atividade, você passa, assim, pouquíssimos ou quase nenhum dia em que a sua falta de motivação, sua falta de vontade naquele dia te impediu de estudar, porque você tem ali o que você vai fazer.
Dessa forma, você acorda pensando:
“Qual é a mínima atividade possível de hoje?”.
“Qual é o Nunca Zero de hoje?”.
Você pensa: “ah, eu posso fazer aquela lista de exercícios, posso fazer um pedaço daquela prova, posso ver uma aula”.
A mínima coisa que você pode fazer.
Continua evoluindo
E aí a gente entra na segunda parte dessa ideia, que são as consequências. A primeira consequência de você nunca chutar o pau da barraca é que você sempre continua evoluindo. Então, não vai ter quedas bruscas na sua evolução, você sempre continua subindo, subindo, subindo. Por mais que alguns dias você tenha um avanço pequeno, não tem problema, mas pelo menos está indo pra cima, você está aprendendo. Você está chegando mais perto. É diferente de subir e descer, subir e descer, na loucura da motivação.
Gerar novo ciclo
A segunda consequência e talvez a mais importante, é você gerar um novo ciclo. É você ver que mesmo naquele dia difícil, naquele dia que você não queria estudar, naquele dia que tudo deu errado, você estudou. Fez uma questão, fez cinco questões, estudou meia hora.
E esse orgulho vai fazer você se sentir melhor e, por sua vez, vai fazer você ter mais vontade de estudar. Então, vai ser um novo ciclo positivo, totalmente diferente do anterior e isso vem de ver que, mesmo nos dias difíceis, você continuou, você persistiu. Mesmo que tenha sido aquele estudo 30, aquele estudo 40. Se você colocar realmente atividades simples ou pequenas, que você faz em pouco tempo.
Pois quando você coloca um objetivo pequeno, algo bem factível, como uma meditação em um minuto. Você coloca o negócio no micro-ondas, deixa ele rodando e fica lá, sentindo a respiração. Pronto, fez a meditação do dia.
Muitas vezes é isso que vai dar certo e isso faz ter esse orgulho de si mesmo, que você é esse tipo de pessoa, que cumpre as coisas que você coloca pra fazer.
Qual é o mínimo que já seria legal para você se sentir bem no dia seguinte sabendo que você fez isso? Então pensa aí. E eu espero que você tenha gostado desse vídeo e o objetivo sempre é fazer você ir atrás de seus sonhos, não parar no meio do caminho… É você não ter muitos hiatos nos dias que você estuda. Então vá sempre em frente, mesmo que alguns dias seja uma tartaruga, mas vá em frente.
Essa é a ideia de hoje, aproveita para curtir o vídeo, comenta aí embaixo se você gostou dessa ideia… Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê no próximo post. Tchau.