Você começa o dia, levanta, escova os dentes, toma café e vai estudar ou talvez faça meditação, um exercício físico, leia um livro, mas a verdade é que é muito fácil perder um dia, é triste quanto é comum estudar o dia inteiro, sem render nada, lembra daquela frase ‘’o primeiro princípio é que você não deve se enganar e você é a pessoa mais fácil de enganar’’ então, hoje, nós vamos conversar sobre uma ferramenta para ter a ação certa, na hora certa na rotina matinal e em menos de 60 segundos. Depois aproveita para curtir e deixe um ‘’quero’’ se você quer um vídeo sobre a rotina matinal produtiva. Pois é então qual é a coisa que vai mudar em 60 segundos. Eu primeiro escutei isso no podcast do Tim Ferriss com Hugh Jackman, que fez o Wolverine.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
E isso é o daily design ou o design do dia, o projeto do dia. A ideia é você visualizar o ‘’dia feito’’, então tudo o que você conseguiu fazer ao longo desse dia e visualizar antes, só que visualizar como é ‘’feito’’, você visualiza o que é importante para você, algo nos seus estudos, seus hábitos, exercício físico, como vai lidar com dificuldades, por exemplo, visualiza como vai ter sido o seu dia e no fim do dia você volta e avalia. Será que foi perto, longe? Qual foi a nota? E assim a ideia, é fazer isso rapidinho, fazer isso em um minuto, fazer isso de repente quando você acordou ou quando você ler sua lista do que tem para fazer do dia.
O problema é quando isso não é feito, vou te contar que eu gosto de fazer isso principalmente porque dá clareza, quando você começa o dia sem saber exatamente o que você vai fazer. Às vezes você tem anotado, mas você não consegue imaginar como vai ser, não sabe exatamente quais são os passos para fazer cada coisa, parece ser uma névoa, parece que cada tarefa se torna mais difícil do que é realmente. E se você não consegue nem ver a tarefa pronta quando você for fazer, vai ser fácil procrastinar, vai ser fácil enrolar ou vai se deixar levar por emoção ‘’ai, está muito difícil isso aqui’’ e pode levar medo, aversão à tarefa, é bem legal.
Imagina como vai ser feito, isso nos estudos, por exemplo, um capítulo que você vai estudar e a imagina como vai ser feito, vai ser lido, vai estar cheio de marcações, vão ter os exercícios feitos ou fazer uma prova antiga, vão ter mais ou menos vinte, trinta questões que você vai errar e as outras vocês vão conseguir fazer e depois você vai corrigir. Imagine como é feito, eu me lembro disso muito bem na faculdade, na faculdade, no ITA você tinha a prova mais ou menos daqui duas semanas e era um negócio tão assim ‘’nossa, não sei nem por onde eu vou começar’’. Era uma tarefa tão nebulosa, tão tensa, que só de pensar já era horrível.
Outra opção é você colocar uns espaços e pensar ‘’’o que vai ser isso feito?’’ e quebrar em passos, que dá para fazer de uma forma mais simples. Por exemplo, um relatório, uma apresentação, como é atividade feita? E a partir disso, o que você tem que fazer para ser o mais simples possível de fazer essa atividade? E depois que você fez o mínimo, você incrementa se quiser, outra coisa que acontece às vezes, é que a gente coloca um objetivo muito fora do possível. Assim, um dia você coloca ‘’nossa, vou fazer a prova, vou corrigir, vou fazer a redação, mais assistir aula, e quando você vai ver não dá para fazer, não dá pra fazer nem metade.
E quando você visualiza, você vê ‘’nossa, não faz sentido, como que eu vou fazer isso? Você já visualiza e vê, é impossível isso aqui e você vai lá e dimunui o que você tem que fazer, divide e passa para outro dia porque também a gente não quer burnout, você não quer terminar de se matar em um dia, para depois não conseguir voltar no outro, tem que ser um negócio equilibrado, visualizar pode dar essa clareza do que é possível e do que não é possível, do que é possível para hoje, para amanhã e ir dividindo.
Uma coisa legal de pensar de visualizar é você imaginar ‘’quais serão os obstáculos?’’ Digamos que você vai estudar uma matéria que é tensa para você e você pensa ‘’nossa, vai ter uma questão que eu vou empacar, que vai ser muito difícil e a partir dessa questão, vou começar a pensar (aqui eu não sirvo para isso, que eu nunca vou passar, que eu não sou boa nisso, que eu não vou estudar’’, ou seja, já imagina quais são os obstáculos e como você vai lidar. Você vai estar de manhã como estará visualizando seu dia, já vê seu obstáculo e já vê como vai lidar e quando for realmente sentar para estudar e fazer o que tens que fazer, vai ser mais fácil, você já tem respostas dos obstáculos que aparecerem.
O livro que li recentemente que aborda isso, é o effortless, e ele fala para fazer isso em sessenta segundos, então, quem não tem sessenta segundos para imaginar como vai ser o dia. Uma coisa que pode facilidade é, em vez de imaginar várias coisas, imagina somente uma, visualiza a coisa mais importante, em um horário que você vai fazer e com o tempo você vai adicionando novas atividades ou em vez de tentar fazer um filme do seu dia, imagine como se fosse uma foto e uma imagem você estudando ou tendo feito a prova, sendo elas erradas ou certas, você corrigindo ou uma série de fotos (manhã ou tarde), tudo isso funciona quando você tem que fazer o que precisa fazer, quando você anotou sua lista do dia, sem a lista do dia, não tem como visualizar.
Você começa no dia anterior, hoje, por exemplo, para amanhã, e você coloca o que quer fazer no dia seguinte e muita gente quando entrevisto, os estudantes, eles falam que o mais importante é o planejamento do dia seguinte, não é o anual, nem o mensal, muitas vezes nem o semanal, é o planejamento para o dia seguinte. É o único que você tem o controle hoje, que você vai executar hoje.
A parte prática é definir o que vai fazer no dia seguinte, então define, é legal que no fim dos estudos, antes de fechar os livros ou naquele momento que você não está conseguindo render, pare um pouco e pense ‘’o que vais fazer no dia seguinte’’, planeje, pense nos horários, ajuste o que for necessário, já deixe certo, se tiver que imprimir algo, já entre e pegue a lista ou a prova, já deixe tudo certo para que no dia seguinte, só sentar e fazer.
A segunda tarefa é de manhã, pode ser na hora que acordar ou na hora que sentar para estudar, dê uma olha nessas tarefas que você tem que fazer e visualize isso tudo pronto ou pegar somente a mais importante e visualizar pronta e na terceira parte, no fim do dia é voltar, analisar o que você fez e dá uma nota, será que foi perto de dez, foi perto de um e pensar o que você pode melhorar nas próximas vezes ou colocar menos tarefas ou colocar obstáculos que você teve no dia, como você vai lidar com isso.
A ideia principal desse vídeo é que não exista névoa entre você e seu objetivo, seja claro, quais as ações que você deve fazer na prática? Onde você acorda de manhã e já pense ‘’eu tenho que fazer isso e aquilo’’ e seja simples, porque as tarefas não são as partes complicadas, a parte complicada é quebrar, pensar no que você vai fazer primeiro, em qual horário, em lidar com outros desafios, com outros obstáculos e não exatamente ‘’a tarefa’’.
É uma coisa que eu uso sempre, onde não consigo visualizar, mas eu penso em visualizar o que for mais difícil, o mais nebuloso, o que eu não sei nem por onde começar, eu tento ‘’Como é isso pronto? Como seria isso pronto?’’ ou seja, pensando no passado e é uma coisa que você melhora com o tempo, talvez no primeiro dia seja difícil imaginar, mas com o tempo melhora e você pode adaptar para você, de uma forma diferente, em vez de pensar no dia que passou, pense em imagens do dia, em tarefas e tudo isso dá para aplicar.
Se você gostou desse vídeo, compartilhe com um amigo (a), que teriam benefícios em visualizar, que teria mais clareza no dia, evoluiria mais para passarem juntos (as), inclusive se você quer remover a névoa de como estudar, ter clareza, de como estudar cada matéria, em cada fase, para aprender mais rápido, para reter o que você estuda, sem ter que estudar o dobro e sem um tanto de revisões e chegar mais de 800 pontos no ENEM e poder escolher a faculdade que você quer, o curso que você quer, entre no SNIPER DE QUESTÕES, porque essa é a ideia do curso. Por hoje é isso, obrigado por assistir até aqui e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem e a gente se vê no próximo vídeo.