Hoje quero que você tire da sua lista expressões como: passar, passar na última lista, ser convocado, passar em qualquer faculdade pública, ir para qualquer lugar, passar nem que seja na última chamada. Tira isso da sua cabeça porque esse tipo de raciocínio ele pode levar até um complexo de inferioridade, você fica achando que é essa pessoa vai passar em último lugar por sorte, por algum milagre que talvez nem aconteça.
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Hoje, os vestibulares em geral, principalmente os de medicina estão super concorridos, é uma coisa inimaginável 20 anos atrás, inclusive de 5 anos para cá, na ampla, dobrou a concorrência se você for analisar, e outros cursos que eram mais ou menos concorridos, hoje estão como o de medicina, de 10 anos atrás ou 5 anos atrás.
Quando você pensa em concorrência em vestibular para medicina, você vê que a UNICAMP são 308 candidatos/vaga, na USP Pinheiros vão ser 154,6/vaga, Ribeirão 129/vaga, Bauru 78/vaga. Você pensa ‘’na UNICAMP, por exemplo, tem que disputar com 307 pessoas para ter uma vaga e será que pensa olhar para a concorrência?
Hoje vou te dar outra forma de pensar sobre isso e me conta nos comentários o que achou. A gente tem que ir com outra cabeça, a de gabaritar, de acertar o máximo possível, de tudo, de ter nota 1000, de ser o 1º lugar. Concorda que ser o 1º lugar muda tudo? Como você estuda, muda, como você se encara, muda, como você acorda de manhã, muda. Tudo muda!
Como alguém que fica em 1º lugar estuda? Outra forma de pensar na concorrência é você esquecer totalmente essa ideia de concorrência e só pensa em gabaritar, em acertar tudo, em fazer a redação nota 1000, em ser o 1º lugar. A concorrência em 1º lugar é a menor de todas porque quase ninguém acerta tudo, quase ninguém vai gabaritar, quase ninguém faz nota máxima. Quando você vai disputador o primeiro lugar, você tem super chances de passar e talvez passe no último lugar, mas você passa com certeza.
A mentalidade de querer o último lugar, é aquela pessoa que vai passar 5 anos estudando e não passa. O que você vai pensar? Como que o 1º lugar estuda? Tenta estudar como ele estuda, que é completamente diferente de como você estuda hoje. Muitas pessoas vão falar que precisa ter equilíbrio, não precisa passar o dia todo estudando, porém, o problema quase nunca é esse, o problema é, estudar e assistir televisão, ficar no instagram, se distrair, não tem essa desculpa de equilíbrio, dá para estudar muito, sem se desequilibrar.
Mas qual a ideia quando o pensamento é ‘’a concorrência é muito alta, é muito concorrida, eu não vou passar’’, troque para, ‘’como vou gabaritar? O que eu faço para gabaritar ao máximo possível? Que loucura, planejamento eu preciso fazer para acertar tudo?’’ Isso é uma coisa que a gente fala muito no sniperdequestoes.com.br, que é essa ideia de gabaritar, estudar com a melhor estratégia, porque 300 pessoas é um absurdo, então você tem que pensar no 1º lugar, é esse o objetivo, é onde você tem que mirar.
Mas o mais interessante é que, quando você muda esse raciocínio, se comparar com os outros concorrentes e ver que o que precisa é gabaritar, acertar ao máximo, muda uma chave na sua cabeça, que você vê que o concorrente não é o outro, mas é você mesmo, o momento que você tem preguiça, planejar, levantar no sofá, mudar hábito, de fazer exercício físico, de se alimentar direito, fazer tudo perfeito, a falta de estratégia.
Você vê que o concorrente não é a outra pessoa, não é o seu colega, é você mesmo. A ideia é pensar nos seus estudos é ser essa pessoa que passa em 1º lugar, por mais longe que isso seja, não é impossível e você se joga para cima, onde você coloca a barra lá em cima, talvez no seu percurso profissional seja mais difícil que você vá querer fazer lá na frente. Talvez uma residência mais concorrida ou algo que é muito difícil e passar por isso pode te ajudar lá na frente.
De onde veio isso que estou falando para você? O que eu posso fazer para melhorar meu desempenho, isso muda quando a gente vê a concorrência como algo externo, mas sim interna e outra coisa é que ‘’se você mirar na rabeira, nos últimos lugares, o mais provável é que você não passe em nenhuma’’, nem na que você quer, nem em outras, pois você está mirando tão lá embaixo, tem que ser um negócio obsessivo, muito intenso para você passar às vezes.
É um processo que você tem que ter paciência, porque não é de um dia para o outro que você sai de uma posição muito ruim, para um bem melhor, de um nível de aprendizado diferente, é um caminho sinuoso, que demora, isso é um processo, você vai ter muitas dificuldades. Não tem atalho! O que tem é estratégia, é planejamento, é você dar o seu melhor todo dia. Se você quiser estratégia, se você quiser planejamento, isso é uma coisa que a gente fala no sniper.com.br.
No SNIPER DE QUESTÕES monta um planejamento de cada matéria, por exemplo, como você vai estudar matemática para gabaritar na prova, como você vai estudar física, biologia. Com a automentoria, você analisa o seu desempenho na prova e a partir disso, monta uma estratégia específica para você. Se você erra muitas questões de ‘’física’’ da FUVEST, será que vale a pena fazer provas somente deste vestibular? É a mesma coisa para o ENEM.
É mais interessante montar uma estratégia no que está acontecendo, no que está errando, no que é mais difícil e isso a gente fala no SNIPER DE QUESTÕES, inclusive na automentoria para a FUVEST, a gente entra em detalhes nisso. Se você está errando física, qual o plano de ação para você? Quando você tem uma concorrência tão absurda, não tem como pensar no meio ou na rabeira. Você tem que almejar o primeiro lugar e como é que alguém que fica em 1º lugar estuda? Então entre no SNIPER DE QUESTÃO.
Inclusive tem vários aprovados na USP, em medicina nas faculdades mais concorridas do Brasil. Se você estiver interesse, entre no link. Essa é a ideia do vídeo de hoje ‘’esqueça concorrência e busque ser o melhor possível, ser o 1º lugar, estudar com alguém que passa lá em cima, no 1º lugar mesmo, aquele 1º lugar que tem uma ladeira para chegar no 2º. Esse é o objetivo! Espero que tenha dado uma luz, que não tenha assustado tanto, porque no fundo essa é a ideia em um curso muito concorrido e para a gente superar a concorrência, a gente precisa se transformar, ser infinitamente ser melhor do que já somos, mas é possível.