Vamos falar vários pontos que você precisa simular na reta final e eu sei que estás cansado, que já tem tanta coisa para fazer, mas isso é muito importante para não fazer isso tudo de novo ano que vem. Nós vamos falar das provas, do tempo, da alimentação, das minipausas, do lugar para simular, da roupa, da máscara, do material.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
# 01 – Simular a prova
Se for fazer o ENEM ou Vestibular, tente simular os dois na mesma semana, isso significa o dia 1 ou dia 2 do ENEM e 1 vestibular, por mais absurdo que seja e não precisa deixar para fazer domingo à tarde. Você pode fazer em uma terça ou quinta à tarde e durante esta simulação, vá vendo qual a melhor estratégia, por onde é melhor começar.
Se você é do tipo que gosta de começar com a matéria mais fácil, para você ficar mais confiante ou se prefere começar com a mais difícil, enquanto você ainda não está cansado, então já vá decidindo sua estratégia.
# 02 – Simular o tempo
Simule o tempo exato, tire os 30 minutos do gabarito. E às vezes você não consegue fazer as 90 questões. Tem pessoas que só conseguem fazer 60, 70 questões. Simule estas, no tempo proporcional e sempre vá aumentando, nem que seja 5 questões, vai aumentando até chegar nas 90 questões.
# 03 – Alimentação e bebida
O que você vai comer durante a prova? Vai ser um lanche, um chocolate, uma barra de cereal? No almoço, o que você vai comer para conseguir ter gás para estudar? O que você vai tomar no café da manhã? Isso influencia até o que você comeu na noite anterior, se foi uma pizza com refrigerante. Você não vai fazer uma boa prova.
Então vá vendo o que vai se alimentar na semana da prova, até por uma questão de saúde. O café ou outra bebida, o chá mate, por exemplo. O que você vai tomar na prova, durante a prova? É uma ideia você já ir pensando no que vais fazer, porque quando estás simulando em sua casa é uma coisa, então já pensa para o dia da prova o que você vai fazer.
# 04 – Minipausas
É legal você parar a cada 20, 30 questões para respirar um pouco, para voltar ao centro, para ficar bem. Se você não fizer essas minipausas, às vezes é difícil ler um texto e se concentrar bem, deixar de errar besteira, é bem legal fazer estas micropausas e é legal de testar nos simulados.
# 05 – Lugar
Nos outros anos eu sempre falava: – vá fazer a prova na praça de alimentação, em um lugar muito movimentado, com muitas pessoas, e nesse ano não vai dar, não é seguro falar isso. Qual a ideia? Você simular o lugar mais próximo da prova, mas que seja algo seguro e numa temperatura ruim, com barulho, para você ficar o mais próximo ou pior do que você vai encontrar na sala de aula.
Quando fiz o ITA, era um escola super quente, em que você transpira absurdamente e ao lado tinha um bar, tocando calypso. E eu consegui fazer a prova, porque no apartamento que eu morava, tocava muito brega. Era bem difícil estudar, então já fui me acostumando com esse barulho o diariamente e quando chegou na prova, estava tudo bem. Tente simular os possíveis barulhos ou então é muito calor e você tem que se preparar para isso. Em sua casa as condições podem ser diferentes das que você pode encontrar em sua escola.
A ideia é um parque aberto, uma praça, pode ser um lugar desconfortável, mas essa é a ideia também ou um café em sua cidade que não tenha muitas pessoas ou uma salinha de estudo, de repente. Mas já é uma lugar diferente de sua casa.
# 06 – Roupa
Vá simulando sua roupa também, se é muito quente ou se às vezes faz frio, do nada, tente simular com a roupa que você usaria e como você vai fazer vários simulados, você vai pegar várias interações, um clima quente, um clima mais frio e você vai testando para se adaptar para o dia da prova. Uma ideia é ir confortável, até sua roupa íntima deve ser pensado.
# 07 – Máscara
Simule a prova fazendo com a máscara, que seja confortável, às vezes vale investir em uma cirúrgica, mais fina, segura e que não seja desconfortável fica por várias horas. Você vai ficar com a máscara transpirando no calor, levantando para beber água.
# 08 – Material
Para o ENEM, só pode caneta preta, então não adianta fazer sua redação de lápis, não adianta fazer as contas de matemática de lápis. Você tem que fazer de caneta, já simulando todas as condições da prova. Eu sei que é horrível, mas é uma coisa que precisa ser feita. Uma ideia é, se o dia 1 não te estressa com o tempo, se você consegue fazer tranquilamente e o dia 2 é mais difícil, tente simular o dia mais difícil. Priorize o que deseja mais simular, que é o dia 2 do ENEM ou outro vestibular.
# 09 – Visualização
Às vezes é legal você parar um pouco, fechar os olhos e realmente visualizar como vai ser no dia da prova, como vai ser entrar na escola, sentar na sua cadeira, chegar a prova. Se você quer visualizações para o ENEM ou outros vestibulares, entre no https://www.1pause.com.br/.
É isso. Espero que tenha gostado destas dicas. Me conta nos comentários, o que você achou e qual destas você vai começar a seguir e simular hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.
É isso. Espero que tenha gostado destas dicas. Me conta nos comentários, o que você achou e qual destas você vai começar a seguir e simular hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.