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Hoje, vamos conversar sobre o livro Hiperfoco, do Chris Ballyng, e o podcast vai ser um pouco diferente do youtube, vamos falar o que eu aprendi, o que acho que é útil, para você que está escutando e, foi um livro muito bom, é muito legal realmente você entender como funciona o Hiperfoco, como você pode atingi-lo, eu super recomendo que você tenha também esse livro. Assim, como é tudo importante para gente, a gente tem que primeiro ver o que já foi feito, para a gente não inventar roda, então, é difícil focar porque não ler um livro, é o que vamos falar nesse podcast.
A mesma coisa é quando você quer aprender como estudar, como fazer uma estratégia, é bom você ver algo pronto, algo pensado sobre isso, não somente você fazendo tentando inventar rodas, essa ideia do Sniper de Questões, lá você pode ver o método de como estudar cada matéria, de como planejar seus estudos, como organizar seu quadro horário, entre lá no sniper de questões, a gente conversa toda semana na quinta-feira sobre como você está estudando, a sua estratégia e no fórum você pode tirar suas dúvidas com a gente, agora vamos falar sobre o livro hiperfoco.
Eu vou de página em página ou de marcação e marcação para tentar dar uma ideia geral do livro, eu costumo ler rabiscando, eu marco, circulo, eu coloco essas marcações no canto da página, tipo rosa, amarelo, azul, para depois eu ver direto as marcações na página, eu acho que é muito útil ler assim, porque assim você vai digerindo as informações, até um livro que você leu matéria, é legal você, por exemplo, ver alguma coisa e você anota em cima, faz um esquema, então, por exemplo, na meta consciência, eu li a página e no cantinho da folha eu coloquei ‘’meta consciência: saber o que estou pensando’’.
Ele começa falando que a atenção ela não é apenas ajuda as suas atividades, a você ser mais produtivo você, conseguir aprender mais, conseguir trabalhar mais, ter ideias criativas, mas também você se sentir melhor, ou seja, você fica mais feliz no processo, porque você vê que é o dono do seu tempo, da sua vida, você define as coisas e cumpre as coisas que você quer e isso dá uma satisfação muito grande e até no finalzinho do livro tem uma parte que ele fala que a coisa que mais cansa, é você ficar toda hora ocupada, com a sua atenção em algum lugar, eu falei o parágrafo ‘’a principal razão pela quais muitos de nós nos sentimos exaustos é que nunca damos um descanso para nossa atenção’’ é assim que ele começa o livro, é legal você ter esses estados de ter hiperfoco para você trabalhar melhor, para você estudar melhor, aprender mais, mas também para você se sentir melhor e assim, tudo flui nos estudos e na sua vida pessoal você vai sentir melhor e tudo casa um com outro.
Uma coisa que acontece, é que, você decide estudar e você abre o livro, uma vídeo aula, e não demora nem um minuto, em média quarenta segundos você já se distrai com alguma outra coisa com pensamento alguém te chama Alguma notificação e assim nem um minuto de estudo e você já se distrai, a ideia muitas vezes de fazer esse hiperco é você ter ferramentas para lidar com essa distração, para lidar com intrusão, interferência no que você está fazendo.
Então a gente vai falar de uma coisa que é a meta consciência e o vídeo no YouTube relaciona sobre isso, pois o importante é você ter noção do que está passando na sua cabeça, mas a gente vai chegar lá, ele começa falando das futuras distrações que vão virar tentação e isso é muito legal, por exemplo, você tem seu celular que está do lado do seu livro, o que acontece? Só de ele estar ali e daqui a pouco vir uma notificação, ou daqui a pouco você olhar para ele e ver que ele está ali no seu campo de visão, isso se torna uma tentação.
Você tem que lidar com essas futuras distrações com essas futuras interrupções, ou seja, tirar o celular do seu campo de visão, desligar, deixar em outro lugar, o que pode te distrair, você deve tirar do seu campo de visão, tirar de onde pode te distrair ou, por exemplo, tem algum barulho, você já usa um fone de ouvido se puder, um fone com cancelamento de ruído, é caro, mas é bom, se puder é legal, inclusive estou usando um, é bem barato e funciona muito bem.
Eu uso o aplicativo ‘’forense’’ onde tem sons, sons de mar, de floresta, de chuva, eu coloco o fone com cancelamento de ruído e um tempo de sessenta minutos em uma tarefa, ele só pára de tocar a música quando acaba o tempo e você sabe que acabou o tempo, mas enquanto está tocando, o seu celular fica bloqueado, na verdade você consegue desbloquear, mas árvore morre, então você não quer desbloquear para árvore não morrer.
Estou fazendo agora e achando muito legal, mas ainda deixo o celular no campo de visão, pois não estou nesse nível de deixar na cozinha, só quando é muito importante e eu não estou conseguindo fazer, mas em geral eu deixo perto, eu deixo uma música, eu gosto de contar o tempo que eu estou fazendo as coisas, isso me dá uma sensação muito boa e fico pensando ‘’nossa eu fico uma hora e meia, duas horas focada na música’’.
A ideia é lidar e pensar, ‘’quais são essas distrações que podem lhe atrapalhar?’’ e já pensar antes, até uma coisa parecida com aquele livro ‘’indistraível’’ onde ele analisa muito as emoções, as sensações, que vão te fazer ir atrás das distrações, então se for um tédio, ‘’qual é a sensação?’’ ‘’uma ansiedade’’, ele mostra e fala que às vezes até fazendo um paralelo nos estudos você pode estudar uma matéria, por exemplo, matemática, e logo depois você faz questões, o que pode acontecer é você poder errar muito e poder sentir mal com isso e consequentemente pode ser uma futura distração.
Porque você vai se sentir mal com isso e vai fazer uma coisa, outra coisa, então já pensa o que pode acontecer nos seus estudos se alguma coisa der errado, se você for muito difícil, e se você não conseguir o que você pode fazer? Tomar um café, escutar uma música, o que você vai fazer? já pensa para quando isso acontecer lá na frente, você não interrompa tudo, e meio que você já está preparado.
Como a ideia do astronauta que pode acontecer vários problemas e se acontecer, eu já tenho uma resposta, você deixa tudo assim, mais tranquilo até quando acontecer, e porque você já sabe o que é esperado, errar questões é esperado sentir frustrado é esperado como questionar toda vida isso pode acontecer mas você já se prepara pensando no que você vai fazer quando isso acontecer e quando isso acontecer você não vai se deixar abalar muito, porque você já pensou antes.
Outra ideia do livro é, ele começa com o piloto automático, é assim que a gente vive a vida, a gente tem os hábitos, você tem os hábitos da sua vida, das coisas que você faz, e 40% das ações são essas habituais, no qual você acha que está fazendo diferente, mas não é tudo baseado no hábito de como você toma café, como acorda, o que você faz e até como você estuda, ou seja é tudo baseado no hábito, a primeira coisa é você ver isso, ver que isso é hábito e para a gente finalmente entrar na atenção, eu não vou falar tudo do livro porque é muito legal, tem muitas partes boas, mas eu nem posso porque isso é um episódio podcast.
Irei vou focar nas coisas que eu achei melhores, a questão do espaço tensional, nós vimos as questões das distrações que a gente tem que lidar antes, para elas não virarem tentações, e agora a gente entra na atenção, tem um desenho que é um círculo tracejado nas pontas e a sua atenção é isso, pensa que é esse círculo e nesse círculo você pode colocar várias coisas, escutar um áudio livro, você coloca vários círculos menores dentro, caminhar mascar chiclete, respirar, isso são círculos pequenos que cabem dentro desse círculo grande, porque não tem nenhuma tarefa difícil, são tarefas mais simples.
Então você poderia pensar escutar uma vídeo aula ou até mesmo assistir enquanto você corta sua unha, enquanto você faz sua unha, dá para fazer várias coisas, enquanto você desenha uma casa ou quando você assiste uma aula de humanas, só que tarefas mais complexas, mais complicadas, elas vão ocupar o círculo inteiro ou idealmente ocupariam o círculo inteiro da sua atenção, por exemplo, se você vai fazer uma prova antiga ou se vai estudar matemática ou um assunto novo, o ideal é que sua atenção esteja focada nessa atividade mais complexas, que não dívida, porque o que acontece quando você divide sua atenção ou quando vai aprender um assunto novo de matemática, enquanto você ver o WhatsApp.
É que você não vai conseguir aprender direito, você não vai conseguir focar sua atenção, quando a gente tem uma tarefa complexa, a gente precisa focar toda a sua atenção e por mais que não seja toda atenção, mas ainda fica uma atenção sobrando, que você sente que poderia fazer outra coisa, por exemplo, você está assistindo uma vídeo aula de matemática no Ferretto e você até pensa ‘’ah, eu poderia ter olhado o meu celular, não está tão difícil assim’’, mas é bom deixar esse espaço de atenção sobrando para você refletir sobre algum problema, para evitar piloto automático e até erros de contas, depois em questões.
Você está presente mesmo e para você ter consciência, se divagou, você volta ou você ter mais atenção quando ficar muito difícil, às vezes a vídeo aula está fácil e depois mais complexa, então fica tentando colocar toda sua atenção, por mais que se torna tedioso, mas se torna importante para conseguir aprender. Uma parte muito legal do livro foi análise do seu aprendizado, ou melhor, quando você estuda uma coisa focando 100%, você usa uma parte do cérebro, já quando você estuda uma coisa fazendo outra coisa ao mesmo tempo, se você está estudando um assunto numa apostila, enquanto você vê de vez em quando, não precisa ser simultaneamente, mas você fica interrompendo para fazer outra coisa, você vai ver o Instagram, você volta para o livro, aparece notificação, você vê o WhatsApp, volta para o livro.
Dessa forma, quando você aprende fazendo várias tarefas, você usa outra para parte do cérebro, que não vai levar o aprendizado profundo, eu vou ler uma parte aqui ‘’quando obrigamos nosso espaço atencional a fazer malabarismos com muitas tarefas, deixamos de notar e lembrar os detalhes de nosso trabalho mais importante. Quando executamos tarefas múltiplas processamos até mesmo nosso trabalho com uma parte completamente diferente do cérebro.
Como Russel Poldrack, professor de psicologia em Stanford me explicou: ‘’Quando aprendemos enquanto realizamos tarefas múltiplas, dependemos muito mais dos gânglios basais do cérebro, um sistema que está envolvido na aprendizagem de habilidades e hábitos’’. No entanto, ‘’quando codificamos informações em um estado mais concentrado, dependemos muito mais do hipocampo em nosso cérebro – que realmente nos permite armazenar e recuperar as informações’’.
O que acontece? A codificação quando ela é multitarefa, você vai codificar nos ângulos basais e você vai usar outro para parte do cérebro, que é usada para você ter habilidades novas, hábitos novos, não é aquele processamento profundo, aquele raciocínio, já quando você faz uma codificação focada, você tem atenção em um assunto específico, em uma matéria específica, em uma coisa por vez você vai usar o hipocampo, e segue o caminho da memorização para o córtex, na consolidação, então muda completamente.
Tem outros estudos que não estão nesse livro, mas que eu já vi que quando você aprende nessa forma multitarefa e vai fazer a prova, você tem o desempenho metade bem inferior de quem foca na matéria e assim, focar na matéria significa ficar entediado porque vai ter momentos chatos que você quer fazer outra coisa, mas é muito importante ficar focado em uma coisa por vez, nem que seja feito intervalo a cada 20 minutos, 25 minutos, no pomodoro, mas vai fazer um pomodoro, vai fazer 25 minutos. Faça, fica lá nesse tempo inteiro focando sem nenhuma distração.
Essa ideia, assim você vai codificar melhor porque se você for estudar se distraindo toda hora, você vai precisar de 4 horas pelo menos para aprender uma coisa o que pode aprender em uma hora, então todo mundo ganha quando você foca. Vou continuar com outra parte do livro ‘’mudar constantemente nosso foco atencional para nos concentrar em uma coisa, depois em outra, depois de uma terceira, não só impede a formação de lembranças de memórias, mas também prejudica a nossa produtividade’’.
Ele menciona sobre a sua inabilidade de resolver problemas, quando você fica trocando de uma tarefa e a outra, isso é problema de matemática, de física ou qualquer outro problema, até de interpretação de texto, é completamente dificultado quando você não foca e assim nessa questão de errar contas, por exemplo, ou não prestar atenção no enunciado inteiro ou deixar passar alguma coisa, deixar passar despercebido, isso está muito relacionado como você se distrair no meio da questão.
Exemplo, se você está lendo um texto ou enunciado, e você viaja, você divaga e não tem consciência de que você divagou e você volta continua lendo o texto, mas você nem se toca que você divagou, que você pensou outra coisa e a meta consciência ela vem para você ter essa noção de que você não prestou atenção, de que você divagou, de que você pensou outra coisa ou que no meio de uma questão quando você estava fazendo uma multiplicação, você não passou o número e você tem consciência disso que você viajou naquele momento e essa é uma habilidade importante, é a meta consciência e é o quê a gente mais treina na meditação.
Porque você está sentado ali e você tem que focar na respiração e não dá dois segundos se você está pensando em outra coisa e você volta para respiração e depois você fica mais um segundo ou mais alguns segundos e você já viaja de novo e você tem que voltar sua atenção, esse treino da meditação ajuda muito a você ter noção dos seus pensamentos e isso vai ajudar na hora da prova, por isso todo atleta de alto desempenho, pessoas que precisam ter alto desempenho, estudantes também deveriam fazer isso, é fazer meditação para você ter consciência desses teus pensamentos, pipocando e você vê quando ele aparece e voltar atenção ao que você quer focar.
Quando a gente fala de erros de contas ou erros de besteiras de que você deveria ter feito, é claro que fazer muitas questões ajuda muito, então você se acostumar a resolver questões e prestar atenção ir aumentando sua atenção nos tipos de problemas, porque você já errou tanto, e você já sabe ‘’aqui eu vou ter mais atenção’’ e isso vai ajudando, fora isso, depois disso, isso a coisa que mais ajuda, é você ter essa consciência dos seus pensamentos de quando você viaja e trazer a atenção de volta, assim como uma pipa que você puxa de volta para ficar junto com você.
Sobre isso é uma coisa que a gente precisa pensar, é que hoje para você passar em um vestibular super concorrido, como medicina, no ITA ou em qualquer vestibular que seja muito concorrido, que é muito difícil e que você tem que gabaritar, você tem que pensar que sua preparação ela tem que ser igual um atleta de alto nível, tem que ser muito bem pensado, tem que ser é outra coisa, sabe, não é amadora, é uma preparação profissional, como um atleta, como uma pessoa profissional, é esse nível de profissionalismo que você tem que levar para os seus estudos.
Isso envolve fazer coisas diferentes, fazer coisas que as outras pessoas não fazem e essa é uma delas, você meditar, você ter atenção no seus pensamentos no dia a dia, durante a prova e isso vai ajudar também não só no vestibular, mas na sua profissão, em todo seu caminho na faculdade e tudo mais, assim, eu falo essas coisas e você já deve pensar ‘’Ah vai dar muito trabalho fazer meditação, mas é essencial, é muito importante, eu sei que só alguns irão fazer, mas é muito importante falar o quanto isso é importante.
Entra na questão da ‘’Meta Consciência’’ de você ter essa atenção aos seus pensamentos, por que o que acontece? digamos você faz meditação 5 minutos por dia, não precisa ser muito, 5 minutos por dia, você chega na hora da prova você abre a prova e vê a questão e você está lendo o enunciado de uma questão longa, de português, ou você está lendo uma questão de física e a sua mente divaga e você percebe ‘’a mente divagou’’ e depois você volta, você puxa de novo atenção de volta para a questão, e no meio de uma questão de multiplicação, de divisão, você percebe que você divagou, quando você errou, você checa várias vezes a resposta, então você está ali no presente focado e o exercício para isso é meditação, é você prestar atenção no que você está pensando, é a meta consciência.
Nos estudos também, e isso é uma coisa de já ir treinando desde agora, tanto a meditação, quanto durante os estudos, se você está lendo alguma coisa você está assistindo alguma coisa, você está fazendo uma questão e você está observando os seus pensamentos. O que está acontecendo? Para onde você está divagando? Como você volta? É um exercício para vida inteira, não estou falando isso que você vai fazer em uma semana e vai melhorar, mas você vai melhorando aos poucos e às vezes uma melhora pequena já é suficiente para mudar completamente.
Na hora da prova para você pegar erros de contas, erros de raciocínio e assim muitas vezes você não precisa aumentar vinte questões, mas você precisa aumentar cinco questões e é isso que vai fazer você melhorar cinco questões e provas antigas, mas assim, prestar atenção aos pensamentos é muito importante. Agora vamos falar dos quatros estágios do hiperfoco e isso é legal quando você vai sentar para estudar de manhã, quando você vai planejar seus estudos, o que você vai fazer?
A primeira coisa é você definir uma intenção, é definir o que você vai fazer e essa intenção precisar ser importante, precisa ser relevante e não vale você ter hiperfoco para estudar uma coisa que não é importante para você, não é prioridade, a primeira coisa definir qual é a sua intenção, qual é a atividade que você vai fazer que é importante, que é produtiva relevante, esse é o ponto 1 e o ponto 2 vai ser você eliminar o máximo de distrações internas e externas que puder, vamos começar pelas externas, as externas são o seu ambiente ou a sua mesa, o seu celular, ou quem vai falar com você, então você já fala logo ‘’-olha, vou fazer estudar, então não fale comigo agora’’.
São essas distrações externas, você pensa nisso já deixa seu material pronto, o que vai usar, já deixa o fone de cancelamento de ruídos com a música certa, você organiza o seu ambiente externo e depois entra no ambiente interno, que são seus pensamentos, suas emoções, por exemplo, você pode estudar uma matéria e depois tem a outra, e depois que você acabou a matéria anterior, talvez ainda fica uma sensação ‘’a, não foi suficiente ou não foi muito bom ou queria ter estudado mais’’ e assim, perceba isso para que essa sensação da matéria anterior não seja uma distração durante os estudos da próxima, que é muito comum, você estudar algo difícil.
Você estuda matemática e você errou muito ou você não aprendeu legal como queria, depois você vai para biologia, mas fica com aquela sensação, a primeira coisa é trazer a consciência, você pode até escrever o que aconteceu e depois você passa para biologia com isso já escrito, que já vai te dar uma tranquilidade, o seu cérebro não precisa ficar pensando nisso no plano de fundo, você já notou e já está OK, às vezes é o medo que você tem ou alguma sensação e você anota isso ou às vezes no meio dos estudos você pensa ‘’tem que comprar pão’’, depois você anota que você tem que fazer para isso não ficar te interrompendo.
Vamos eliminar essas distrações internas escrevendo ou lidando de alguma forma e externas que é o seu ambiente, a sua mesa, até suas abas do computador, o que você pode fazer para bloquear ou não usar e às vezes desligar a internet, se puder, não dá para vídeo aula, talvez em algumas tarefas, como provas antigas você pode nem ter o computador na mesa, mas fazer a prova ou no ipad, não sei onde você faz, então o 1 foi um foi a intenção e o 2 foi eliminar a distração, o 3 vai ser focar no objeto de atenção. Eu sempre gosto de colocar um time ou já pensar não necessariamente um tempo, mas pensar que ficaria até tal hora, vou sentar 8:30 e levantar 10:00, já ter isso certo para você já pensar ‘’quando eu quiser fazer as coisas, eu vou fazer 10 horas, você vai ter esse intervalo para fazer o que quiser, para não ter controle e isso é importante o intervalo se deixar fazer o que você quiser não se controlar.
Claro que o ideal é você fazer um intervalo que descanse a sua atenção, que você escute uma música, faça algo prazeroso, mas se você quiser ver redes sociais, se você quiser espairecer da forma que você prefere, faça isso, não controle o que você tem que fazer no intervalo, porque isso vai te dar energia para voltar com foco total e é claro observe, às vezes a rede social é como se fosse um vício e quando você fica longe você fica mais feliz.
Eu tenho que fazer um podcast sobre isso sobre, a minha experiência com isso, mas observa na sua vida o que você gosta e o que faz bem para você, às vezes você faz uma coisa que não lhe faz bem e é bom apertar no freio, mas você, por exemplo, gosta de comer pizza todo dia e não faz bem, então às vezes, o 3ª focar no objeto de atenção, o 4º é atrair para ir continuamente o seu foco de volta ao objeto de atenção, quando você divagar.
Quando você pensar outra coisa, quando aparecer um medo de alguma coisa ou quando alguém te distrair, às vezes você não tem controle total sobre o que pode acontecer, alguém na sua casa que vai te chamar, você tem filho ou você tem alguma coisa que vai aparecer, está tudo bem, mas vem o carteiro que você tem que ir lá na frente assinar alguma coisa ou enfim, você pode ir pensar ‘’acabou internet no meio de seus estudos’’ você vai ter que trazer o foco de volta ao objeto de atenção e isso ocorre a cada 1 minuto, a cada 5 minutos, mas é essa ideia.
Os quatro são, 1 escolha um objeto de atenção importante, é a sua intenção, é o que você vai fazer, o 2 é eliminar ao máximo as distrações internas e externas, 3 é focar no objeto de atenção escolhido e o 4 é atrair continuamente o seu foco de volta ao objeto da atenção, e sobre essa questão da intenção é super importante que você defina uma intenção específica, por exemplo, você vai definir a revisão de matemática e isso é muito geral, não dá para saber o que é de verdade, então você pode falar revisão de trigonometria no aplicativo de questões que eu vou gerar 30 questões do Enem Médias, na sexta às 15:00 horas, de 15:00 às 17:00 da tarde.
O máximo específico, O quê? Quando? Onde? Como? bem detalhado, quanto mais detalhado for melhor, se você tem uma atividade grande para fazer, você pode quebrar em pedaços e a cada dia você faz um pedaço, você revisa um pouco, quanto mais organizado for nesse processo, mais fácil vai ser manter o foco, porque você sabe exatamente o que tem que fazer, às vezes a tarefa é tão aberta que é até difícil fazer de fazer, eu lembro quando tive que fazer a tese de doutorado, eu colocava ‘’fazer tese’’ pode ser fazer milhares de coisas e até aprender que ‘’ah, vou analisar esse artigo e fazer um parágrafo na revisão bibliográfica’’, depois vou organizar em metas pequenas foram meses.
Depois eu vi que tenho que colocar bonitinho em cada pedaço e parece besteira fazer isso, mas quando você senta para trabalhar, para estudar e você tem certo o que tem que fazer, é muito bom, porque você não viaja tanto e você tem que fazer de uma tarefa para outra e você foca muito mais, ele chama isso de intenção de implementação e isso dá para fazer tanto nessas tarefas externas e colocar pequenas tarefas, você dividir suas tarefas e deixar elas bem específicas, como também quando tiver alguma questão emocional, ele mostra um estudo com atletas e para ter uma resposta para quando ficar irritado, nervoso durante o jogo, então atleta que ele vai se tocar quando ficar irritado, eu vou fazer isso, quando eu ficar nervoso, quando eu ficar com medo, quando eu ficar com raiva ,eu vou fazer isso ou aquilo são atletas que conseguem ser muito mais racionais durante o jogo, que tem maior autocontrole, profissionalismo que vão errar menos, inclusive é uma coisa durante os estudos.
Você pode pensar, quando eu ficar irritado com uma questão, com assunto, quando eu ficar nervoso (a) ou quando ficar com medo ou quando questionar o futuro, o que vou fazer? então faça uma lista e deixe perto dos seus livros para você ver sempre ou coloque as ideias que você pode fazer, quando começar a questionar, se essa uma boa escolha, o que vou fazer? você vai anotar que você está questionando ou vai deixar para pensar no fim de semana, porque não adianta pensar todo dia, requestionar todos os dias.
Anote o que você vai fazer e cada um tem um pacote de problemas diferentes, tem uns que vão ter medo de não passar, tem outros que vão ter outro medo. Eu, por exemplo, tive muito medo de não passar e isso atrapalhava muito, pode ser também ‘’eu não sou inteligente o suficiente’’ esse pensamento volta sempre e isso é legal você fazer terapia com psicólogo, ou seja, ajuda muito a perceber pensamentos que atrapalham, tem até aquele episódio que fiz com a Simone, ela atende é uma psicóloga maravilhosa, ela é especializada em aprendizado, e nós conversamos muito no episódio sobre ansiedade nos estudos, onde falamos de catastrofização, de perfeccionismo e que tudo isso se encaixa aqui esses problemas se você está começando a estudar e começa a catastrofizar
Mas você começa a criar os cenários mais absurdos quando você não passar, quando nada dá certo na sua vida e no meio dos estudos, então é um pensamento ou uma emoção que te atrapalha, que não te deixa estudar, não deixa você continuar na próxima matéria, o que você pode fazer quando isso aparecer? Você vai escrever isso e perceber que é um pensamento, e lembre de todas as coisas que você já viu nos livros que você já leu ou de terapia com a psicóloga, de repente, que podem te ajudar a lidar com isso, a ver que esse é só um pensamento, que isso não é verdade, que você está dando seu melhor, que você melhora todo dia, veja o progresso diário.
Eu penso que ver o progresso é uma das melhores coisas para motivação, para o ver que você consegue, porque a cada dia que você consegue resolver uma questão que você aprende um assunto, você vê que é só questão de tempo, você vê que está no caminho certo, você vai chegar onde você quer e isso não só nos estudos, mas também no seu hobby, nos seus exercícios físicos, nas coisas que você faz, tudo dá para você ver esse progresso e esse progresso ajuda a continuar se manter motivado, está dando certo dia após dia é um passo atrás do outro, a cada dia, não é você acordar e gabaritar a prova e isso acontece todo dia um pouquinho todo dia, um passo todo dia, um degrau que você sabe todo dia.
Ter essa consciência é muito bom no meio do estudos e pensa ‘’quais são os pensamentos que podem te atrapalhar no meio dos estudos’’ e coloca o antídoto do lado, o que você vai pensar e cola na sua parede, eu vejo muitas pessoas que colam os coisas na parede, isso é uma ideia, o que você vai pensar no intervalo, você vai parar um pouco, escutar uma música, o que você vai fazer? e claro que não é para virar um escapismo, algo que vá parar estudar, mas pode ser alguns minutinhos para você se recompor, respirar profundamente.
Mas a ideia não é você parar de estudar e passar uma hora assistindo uma série, às vezes você tem que estudar mesmo com essa sensação difícil, de medo, de qualquer sensação difícil, às vezes é necessário, a gente tem que ser profissional fazer as coisas mesmo sem ter o Céu Azul, mas dito isso, às vezes é bom ter essa consciência do que é bom. Uma coisa legal sobre esse modo de hiperfoco, sobre você ficar focado em uma atividade, é que você gasta menos energia focando, do que se distraindo, quando você foca e se distrai e faz vários tarefas ao mesmo tempo você fica exausto você fica com essa sensação de muito cansaço.
Eu pelo menos passo muito por isso, nos dias que eu foco em uma só coisa por mais que seja entediante, alguns momentos você consegue passar mais tempo fazendo essa atividade, especialmente quando é uma atividade difícil, quando é muito difícil passar muito tempo, então pensa, quando você não quiser fazer isso, pensa que você vai ter mais energia e fazer em menos tempo
No capítulo 5, fala ‘’transforme o hiperfoco em hábito’’ e o que ele fala a nossa mente divagar, quando estamos estressados ou entediados estamos trabalhando em ambientes caóticos ou estamos lidando com muitas preocupações pessoais pensando nela, 4º se estamos trabalhando na matéria mais produtiva e o 5 tem espaço atencional não utilizado, a tarefa não é tão difícil assim, mas você está focando só nela e é o que dá tédio, é estressado um ambiente desorganizado, muita preocupação ou questionando alguma coisa e o 5 é quando você está com tédio e essa questão do tédio ele fala de você aumentar a dificuldade da tarefa, por exemplo, se está fácil tenta deixar mais difícil, essa é uma ideia que eu falo no Sniper sobre como estudar matemática.
Digamos que você está assistindo uma vídeo aula e está muito fácil, por que você não dá uma olhada na lista de exercícios? então lá no Ferreto por exemplo, tem a vídeo aula, tem o exercício de manipulação e o de vestibular, se em algum momento você se sentiu entediado na aula, abra a lista de manipulação e já vai fazendo durante a aula e veja se você já consegue fazer, de repente não precisa assistir toda aula e já pode ir para os outros exercícios de vestibular ou você assistir à aula assistir aula, invés de assistir em velocidade 1, assiste em velocidade 1,5 ou 2.
Tenta deixar a tarefa mais complexa para você sentir com menos tédio ou às vezes é uma aula infinitamente longa de biologia, por exemplo, e você pode só ver a matéria no livro, na apostila ou estudar somente um resumo online é melhor que passar 2 horas assistindo vídeo aula muito lenta, essa é uma ideia quando você sentir entediado com alguma forma de estudo e ele fala uma coisa bacana que a qualidade da atenção, como você mede a qualidade da sua atenção?
O 1 é o tempo total de estudo com intenção e o tempo total que você focou de verdade, mais ou menos 2 horas, que você não foi lá usar o celular ou não foi se distrair, o 2 o tempo de concentração em uma tarefa, em uma questão que você se concentrou somente naquilo, porque naquele tempo total de trabalho não tem problema se você parar para respirar, fechar os olhos por alguns segundos, se você tiver uma janela e olhar lá fora, isso é normal, a gente precisa e até acontece quando não percebemos e isso acontece quando lê um livro, você automaticamente pausa nas vírgulas, nos pontos, que é quando, e isso é normal ter mini pausar, por mais que você fale ‘’não, vou estudar uma hora’’ vão ter mini pausas nessa uma hora mesmo que você nem perceba.
Então o 1 é o tempo total de trabalho, o 2 é o tempo de concentração em uma tarefa, você fazer uma questão e focado na questão e o 3 é o tempo que leva para voltar depois de se distrair, você percebe que se distraiu no meio da questão, do enunciado e você volta e quanto mais rápido for isso de se distrair e voltar, melhor vai ser sua medida de atenção porque é isso que a gente quer, no meio da prova quando você se distrair você quer voltar rápido, você não quer ficar pensando ‘’ah será que vai dar certo se eu passar’’, você quer se distrair e voltar e quanto mais rápido você volta é melhor essa é uma medida de atenção.
Aqui nós conversamos sobre a primeira parte do livro que é mais focada em foco, a segunda parte do livro é focada do foco disperso, de você ter criatividade, de você deixar sua atenção livre, em vez de qualquer intervalo que você tem um tempinho extra, você colocar uma atividade, você deixar sua mente respirar, se deixar divagar, você deixar somente livre e a importância que isso tem e como isso leva pensamentos criativos e até bem-estar, organizar suas ideias, organizar sua vida, o que você vai fazer? os teus valores é o que fala a parte 2 do livro, eu posso falar em outro episódio.
Resumindo o que a gente falou hoje, a primeira coisa foi a meta consciência, foi você ter noção dos teus pensamentos, saber o que está acontecendo? o que você está pensando? e isso ajuda muito a atenção plena, a meditação. Tem até uma frase que ele fala ‘’você nunca tomou banho na vida com a atenção plena, a gente vai tomar um banho e a gente não se dá conta do que está fazendo é tudo habitual, é tudo automático e a gente precisa trazer um pouco disso de viver no presente, de fazer atividade do presente e isso vai ajudar para quando sua mente divagar na hora da prova, você perceber isso e voltar o seu foco para questão, para o enunciado, para o que você está fazendo.
As quatros fases do hiperfoco, para você ter hiperfoco mesmo, o 1 é escolher objeto de atenção e nós falamos o mais específico possível, em vez de estudar matemática, coloque exatamente o que você vai fazer, exemplo, vou ver o módulo de conjuntos, vou ver aula, vou fazer exercício de manipulação e começar a lista, coloque bem específico. O 2 é eliminar mais distrações externas e internas, externas vai ser sua mesa, seu celular, o que você vai deixar arrumado antes que vire tentação e aquelas distrações internas são os pensamentos, emoções, que você vai até fazer aquela lista que a gente combinou, o que você vai fazer quando sentir irritado, quando se sentir preocupado, essas são suas distrações. O 3 vai ser se concentrar mesmo na tarefa e idealmente com o timer, e tem aplicativos de tempo e online tem o pomodoro, você pode fazer o que você quiser. E no 4, você vai voltar depois de se distrair, depois de divagar e essa questão da intenção da tarefa, é importante porque não adianta você fazer uma tarefa desnecessária com hiperfoco.
A gente tem que primeiro pensar ‘’quais são as tarefas mais importantes? Quais são as atividades mais importantes? o método mais importante de estudar? e depois que você faz essa questão de hiperfoco e essa ideia do Sniper de Questões dá essa ideia de qual estratégia de estudo, de como você vai estudar de verdade cada matéria, como você vai organizar o seu tempo, o material que você vai precisar, a estratégia mesmo você encontra no sniper de questões para você montar essa intenção específica, diária, do estudo do momento.