Você decidiu, vai estudar às 9 da manhã e sentar lá feliz da vida, mas não consegue focar. Algo incomoda, dói e dá tanta vontade de fazer outra coisa. Assim, vai tudo por água abaixo! Hoje eu vou te contar como ser indistraível.
As causas da distração
Tudo começa pelas causas. Você deve achar que a causa é o seu celular ou a tv, mas será que eles são esse bicho papão? Pense comigo: o que faz você pegar o celular no meio do livro, no meio de uma aula, etc. Analise esse segundo antes de pegar no celular.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
É algo que te incomoda, certo? Será que não é uma dorzinha lá dentro?!
O livro mostra que o celular é uma causa secundária, que existe uma causa mais profunda. É nessa causa que precisamos focar. A causa primária é uma emoção, uma emoção que leva essa dor.
Terão 3 tipos de causas primárias.
A primeira causa
A primeira causa é o tédio. Você começou a ficar entendiado, a primeira coisa que você faz é pegar o celular. Tem até aqueles momentos que na falta de não ter nada para fazer, você lê até embalagem de shampoo.
A segunda causa
A segunda causa é a dificuldade. Quando começa a ficar muito difícil e seu cérebro parece que não está dando conta, nesse momento, você vai direto para o celular.
A terceira causa
A terceira causa é a Ruminação. É aquele pensamento que fica em loop “isso não vai dar certo, eu não sou bom o suficiente, etc”. A ruminação também faz você ter essa dor interna e ir atrás do celular.
Precisamos aprender a administrar a dor, aprender a sentir a dor e não ir atrás das distrações, continuar estudando mesmo com essa dor. Você vai ver que na maioria das vezes, essa dor vai passar. É nesse momento que você vai dar os maiores saltos de conhecimento.
Para ser indistraível, é você identificar a dor que te faz ser distraível e cortar esse link entre a dor e a distração.
Uma coisa que o livro mostra é que o desejo de aliviar a dor é a causa de todo nosso comportamento. Normalmente, a gente acha que faz as coisas pelo prazer, mas não, a maioria das coisas é para evitar a dor e sofrimento. Por exemplo, você está com fome e come para aliviar ela.
O comportamento humano é baseado em evitar o sofrimento e desconforto, mas para a gente atingir esses níveis de maestria em cada assunto, em matérias, em habilidades, precisamos passar pela dor, persistir apesar da dor. Isso que faz você ser indistraível.
Isso tudo eu li no livro (in)distraível, recomendo para todo mundo, é um livro muito bom!
Conheça o Stoodi.
Essa foi a ideia do vídeo de hoje, espero que tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau!