Hoje eu vou falar como eu estudei para passar no ITA. Bem detalhado e o passo a passo, como usava os livros, como eu fazia as listas. No vídeo passado, eu mostrei só a teoria, hoje vai ser a prática.
Conheça o 1pause.
Antes de tudo, vamos lembrar como eu falei naquele primeiro vídeo de como eu estudei pro ITA. Eu contei que eu estudei dois anos para passar. O primeiro ano que eu estudei, eu estava no segundo ano do ensino médio, que eu já fazia cursinho.
Então, não fiz segundo ano, fui direto para o cursinho. O meu terceiro ano foi militar.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Começando a estudar
Eu contei que no começo eu não entendia nada, não entendia nenhuma aula, literalmente. Então, eu comecei a estudar por um dos livros do “Fundamentos da Matemática”, só que cada um desses livros é enorme, tem muitos exercícios.
Às vezes, chega a ser muito difícil fazer o livro inteiro. Logo, não precisa fazer todos os exercícios, até por conta de um exercício ajudar o outro, fazer todos de uma vez não é válido, perde a revisão. Portanto, faça alguns exercícios e faça outros depois de uns dias como revisão.
É muito mais importante fazer partes do capítulo e já ir para provas antigas. Foi o que eu fiz.
Então, qual a ideia? Você pega o livro de trigonometria, estuda capítulo por capítulo. Quando chegar em uma parte mais avançada, quando você perceber que está viajando muito, passe logo para provas antigas.
Era isso que eu fazia no meu primeiro ano, já que não conseguia acompanhar as aulas. Eram os livros e depois as provas.
Explique para alguém
Outro ponto importante é tentar explicar para alguém isso que você está vendo. Por exemplo, você vê uma questão complexa ou uma demonstração de uma fórmula e depois tenta demonstrar sozinho, além de mostrar para um colega ou para si mesmo.
Na prática, basicamente era um colega mostrando como se demonstrava determinada fórmula, como chegar na equação, pois, se eu chegar na prova e não lembrar da fórmula, podia chegar nela.
Quando eu tentava fazer, demorava bastante, pois eram muitas equações. A paciência de sentar e ir fundo na matéria é uma coisa que eu não vejo tanto. Eu sei que demora, que demora para aprender, mas isso não tem preço, você vai aprender não somente a demonstração, mas a pensar, você terá o raciocínio.
Um ponto importante é que eu não ficava muito tempo nas dúvidas, ia logo atrás, procurava um professor ou um amigo para me ensinar.
Depois de um ano de estudo
No fim desse primeiro ano de estudo (segundo ano do ensino médio), eu tinha visto 2 ou 3 livros, não completamente, mas peguei uma boa parte deles. Isso foi ótimo, pois no ano seguinte, eu já conseguia acompanhar as aulas.
A partir disso, eu já conseguia entender as demonstrações, conseguia repetir o que o professor fazia, eu sabia que era necessário, ele não estava mostrando só por mostrar.
Então, eu assistia às aulas, chegava em casa, demonstrava e fazia as questões. Quando a lista era muito grande, eu deixava uma parte dela sem fazer, ia para as provas. Em média, eu fazia 20 questões da lista.
Não precisa fazer uma prova logo em seguida, pode tirar o fim de semana para fazer a prova e revisar tudo.
Fase final da preparação
Depois das férias de julho, faltava bem pouca matéria para acabar o conteúdo, mas os professores viajavam muito, tinha muita questão pro IME, muita questão que não cai, que só cai na olimpíada. Então, eu não assisti mais aulas.
Em agosto, quando voltei das férias, voltei muito para baixo, não queria mais estudar, o que me fez continuar foi mudar minha rotina. Comecei a fazer uma redação por dia, estudei português e uma parte do dia eu tirei para fazer provas.
Já em setembro, voltei a ficar melhor e dei um gás maior para voltar a estudar.
Faça a sua história
Eu conto tudo isso, mas não é pra você seguir certinho a minha história, não é pra você fazer exatamente o que eu fiz, é para você raciocinar em como você está estudando, encontrar a forma como você estuda melhor, pois não tem uma estratégia que sirva para todo mundo, precisa analisar.
Assim, você não vai pensar que estou falando para não assistir aulas, até por conta de eu ter visto enquanto fosse possível para mim.
Portanto, essa é a ideia, ver o que está acontecendo, como está estudando, como está vendo aulas, etc. Você está fazendo provas antigas? Fazendo demonstrações e pegando o raciocínio? Você pode precisar mudar algo ou não, precisa analisar.
Essa foi a ideia do vídeo de hoje, espero que tenha te ajudado e seja útil para todo mundo que está estudando para o ITA. Que você consiga fazer tudo isso e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 😀