Então, você trabalha e estuda. A primeira coisa você já sabe, que é difícil. É difícil ter uma rotina em que você tem que trocar de atividade, em algumas horas tem que trabalhar e em outras tem que estudar, sem sobrar algum tempo para você mesmo, para descansar. A ideia do vídeo de hoje vai ser pensar em como organizar o seu horário para conseguir fazer isso da melhor forma, de uma forma menos cansativa e que recupere a sua energia.
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
A ideia desse vídeo é servir tanto para quem trabalha fora e estuda ou estuda em um cursinho e estuda em casa, além de para quem estuda e trabalha em casa, então, por exemplo, para quem cuida de um bebê ou faz um trabalho de casa.
Dica 1: como organizar o horário de estudo
Então, entrando no horário de estudo… é preciso criar um estudo que se adeque a sua rotina de trabalho. Logo, primeiro você pensa qual é o horário que está predeterminado, que costuma ser o trabalho. Se você trabalha de 08:00 às 18:00, como é certinho esse trabalho já contando o seu tempo de deslocamento e o tempo de almoço, como funciona?
Se você trabalha de 08:00 às 18:00 e leva meia hora para ir e meia para voltar, depois tem uma hora de almoço. Esse seria o seu horário, qual a ideia então? Vamos preencher o restante do seu horário com o estudo. O restante seu horário, vamos dividir em horário nobre e sessão da tarde.
O horário nobre vai ser aquele horário que você está super bem para estudar, que você tem energia e até vontade de estudar e aprender, um horário que você consegue se concentrar melhor. A ideia é acordar algumas horas antes do trabalho, duas horas, por exemplo. Você acorda e consegue estudar uma hora antes de ir para o trabalho, esse é o horário nobre.
Já o horário do almoço vai ser o horário de um estudo mais leve, horário de uma revisão, de uma matérias mais fácil, pois se colocar uma matéria muito difícil durante o almoço e só tiver uma hora para estudar, além de ter que trocar de contexto, provavelmente não vai conseguir estudar bem.
Quando você volta pra casa, você precisa resetar essa energia, como fazer um exercício físico, tomar banho, se alimentar… somente depois voltar a estudar.
Outra coisa é que quando você estuda e trabalha, você não tem fim de semana, você vai precisar estudar no fim de semana também. Portanto, faça alguma coisa para aumentar o seu nível de energia, como um exercício físico intenso, algo que te tira da rotina. Claro, precisa de um tempo para si mesmo e descansar, faça isso sempre depois de cumprir as metas do dia.
Antes de tudo, é preciso escolher quais serão os horários nobres do seu dia, o horário de estudo mais focado e concentrado, e os horários sessão da tarde.
Dica 2: Como facilitar a troca de contexto
Depois que você escolheu os horários, você vai colocar as matérias mais importantes. As mais importantes para você podem ser as exatas, redação. A ideia é por as matérias mais difíceis, aquelas que você precisa se concentrar mais. Já as de sessão da tarde são as mais fáceis, as que você vai assistir videoaula, algo mais passivo.
Agora algumas ideia para um estudo mais sessão da tarde. Você pode usar métodos mais passivos, como uma videoaula, ou estudar matérias mais fáceis. Pode ser o momento de fazer aquela prova de português ou de inglês, ou revisar uma matéria que você está mais ou menos bem.
Já no fim do dia, para resetar essa energia gasta no trabalho, às vezes é o caso de fazer um exercício rápido, mesmo com pouquíssimo tempo, por isso algo bem rápido, como pular corda. Se você conseguir pular corda, dançar ou caminhar mesmo. É muito importante resetar a sua energia.
Depois de ter recuperado a energia, você volta a estudar aquelas matérias mais difíceis, organize seu quadro de horário de acordo com a sua energia, perceba que horários você rende mais.
No começo você pode pensar que não aguenta muita coisa, que não aguenta estudar muito, mas é um processo. Com o tempo, a sua capacidade de estudo vai aumentando, vai conseguindo se concentrar mais.
Aquele horário de estudar antes do trabalho, muitas pessoas falam que é o melhor horário do mundo. Tem gente que estuda 4 horas da manhã e estuda 3 horas antes do trabalho, eu acho isso muito bom. Claro que tem uns dias de transição, não comece logo acordando 4 da manhã, comece acordando uma hora mais cedo e vá progredindo.
Dessa forma, você já vai pro trabalho com as metas batidas. É muito bom e dá uma motivação de que você viu que está progredindo. No almoço, você deixa algo mais leve e à noite você estuda da maneira que achar melhor, talvez um pouco menos, caso tenha estudado antes de ir para o trabalho.
Terceira dica: Crie um plano
A terceira dica vai ser criar um plano. Quando você estuda para uma prova como o ENEM ou vestibular, você sabe que vai ter 3 fases. Quando você trabalha e estuda, você precisa pensar também nessas fases, pensar em quais são os meses que você vai estudar pela fase 1, os meses da fase 2.
Se você tem 5 meses até a prova, você pensa em estudar 3 meses matérias novas e 2 para a fase 2 com provas e matérias novas.
Uma coisa importante para quem trabalha e estuda é não perder tempo com redes sociais, talvez cortar elas, viver uma vida mais regrada, pois assim você não perderá tempo. Você precisa ter o estudo mais líquido possível.
Aproveite também para usar o seu tempo de deslocamento, da sua casa para o trabalho e vice-versa. Até em momentos onde você está fazendo coisas que não demandam concentração, como lavar roupa, comer, etc. Aproveite esses afazeres para escutar/assistir aulas.
Agora me conta o que é mais difícil em estudar e trabalhar. Essa habilidade de trabalhar e estudar você vai levar pra vida inteira, então é muito necessário e importante, e agora você já está treinando para isso. Tente ver isso tudo de uma forma construtiva.
Desejo força para você conseguir tudo isso, é uma coisa que nem todo mundo conseguiria. Espero que você consiga alcançar os seus sonhos, continue correndo atrás deles, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂