Uma psicóloga americana pesquisou porque alguns alunos querem estudar, mas acabam não conseguindo. Ela viu que eles não deixam de estudar para fazer outras coisas legais, na maioria das vezes, eles deixam de estudar e ficam se martirizando por isso e ficam toda hora pensando nisso. Então ela fez uma pesquisa interessante falando que a preguiça não existe e ela deu duas outras coisas que realmente acontecem.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer, o que querem fazer por duas coisas: barreiras mentais invisíveis, ou elas não sabem como começar a tarefa se é muito grande e você não tem o passo a passo, não sabe exatamente qual é o primeiro passo para dar.
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Quando a gente pensa em barreiras invisíveis, elas vão ser:
Doenças mentais (ansiedade, depressão)
Falta de autoestima, confiança em si; porque como você vai começar a trabalhar se você não acredita que você consegue.
Distrações excessivas, letargia, que é aquele cansaço extremo que você não consegue fazer nada.
A causa dois já é não saber como começar, então digamos que você quer fazer provas antigas mas não tem ideia de como começar, essa seria uma causa também.
Então veja comigo, vão ser duas causas, barreiras invisíveis que podem ser correntes puxando. Não saber como começar que é como ficar no escuro e querer dar o próximo passo mas você não sabe para onde, não sabe como.
Tudo começa com análise então, para você por exemplo, qual é o caso em que você mais se encontra? Seriam as barreiras invisíveis? É alguma coisa que realmente te impede de começar? É, talvez, o estado mental ou por exemplo falta de energia?
Muita gente sofre disso, você não tem nem energia para começar; e como que se resolve isso?
Para energia você pode pensar em fazer exercício físico, em se alimentar melhor, em dormir bem… Tudo isso vai fazer com que a sua energia aumente para que você consiga fazer o que precisa ser feito! Por exemplo, se você tiver um cansaço extremo, não conseguir fazer nada, o que vai adiantar?
Adianta continuar na frente do computador tentando estudar mais, tentando trabalhar mais? Não. A ideia vai ser sair, tomar um ar lá fora e depois voltar para trabalhar ou estudar.
Já se for não saber como começar, por exemplo, você tem um assunto para estudar e você não sabe a melhor maneira de começar, você fica preso nisso. A ideia vai ser dividir em pequenas tarefas!
Vamos pegar redação, que é um monstro normalmente; uma ideia vai ser fazer ela em 5 dias. então no primeiro dia você lê o tema e pensa nos argumentos, já no segundo dia você vai desenvolver um desses argumentos, no terceiro dia mais um parágrafo.
No quarto dia, depois de ter feito esses parágrafos de desenvolvimento, você faz a sua introdução, e no quinto você faz a conclusão e passa pro papel.
E aí se a gente pensar que cada etapa dessa foi 15 minutos, no fim essa redação vai levar uma hora e meia e o que aconteceu? Você conseguiu fazer aquilo que parecia uma barreira enorme e eu achei interessante esse conceito de barreira invisível porque eu já vivi algo assim!
Por exemplo, no fim do semestre, quando você já não aguenta mais estudar e você ainda tem várias provas para fazer acontece muito isso. Então você tem que fazer mas tem essa barreira invisível e tem também o fato de não conseguir dar o primeiro passo, então tudo se mistura quando você tem que estudar um monte de coisa, aprender um monte de coisa.
E é interessante você separar, você ter essa clareza do que tá acontecendo, acho que isso é o mais importante, você entender isso, que talvez seja a inteligência emocional, é você entender o que tá acontecendo para ter ação certa na hora certa.
Outra coisa também é que eu não acredito totalmente nessa pesquisa. Eu acho que tem preguiça sim, também é frequente. Às vezes não vai ser nenhum dos casos, não vai ser nem essa questão das barreiras invisíveis e nem não saber como começar, vai ser preguiça mesmo.
Uma ideia é sempre que aparecer essa preguiça ou aparecer a vontade de parar de estudar, você se convencer a ficar mais 5 minutos e cada vez você fica um pouco mais.
Por exemplo, você tá estudando e aí deu vontade de fazer outra coisa, aí você pensa: vou ficar mais 5 minutos ou mais 10 minutos aqui estudando; e depois você vai fazer suas coisas e com o tempo isso vai aumentando.
Em outros momentos você pode ter preguiça antes de começar, por exemplo, hoje eu tive que gravar um vídeo e eu tô gripada, mas eu tenho que ir de qualquer jeito, então eu pensei assim: vou lá, vou gravar só um vídeo rapidinho! E essa que foi a motivação, vou fazer só um e depois eu vou ficar deitada, respondendo mensagem, colocando coraçãozinho no YouTube.
Então essa é uma ideia, você pensar em uma coisa pequena que dá para fazer e eu vou falar mais sobre isso quando eu fizer um vídeo sobre a procrastinação. Mas hoje eu espero que você tenha gostado dessa ideia da preguiça, que vão ser decorrentes, segundo ela, de barreiras invisíveis ou de não saber como começar, então é como se livrar da preguiça.
Se você gostou me conta nos comentários o que você achou, deixa uma curtida, e uma ideia é deixar um comentário, ajuda muito a crescer o canal, ajuda muito o YouTube a ver que o vídeo é bom.
Então se você puder deixar um ponto aí eu já agradeço muito, então é isso. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! A gente se vê no próximo vídeo, tchau!