Esses dias recebi uma pergunta assim:
Não aguento mais fazer vestibular, me sinto sufocada todos os anos passando por tudo de novo. Eu não tenho mais energia pra continuar estudando. Queria saber se as faculdades particulares são tão ruins como falam e se faz sentido fazer uma particular depois no mercado de trabalho?
Achei uma pergunta super relevante, e sabe por quê?
O número de pessoas bem preparadas cresce muito todos os anos, mas o número de vagas nas faculdades públicas, não.
Pensa comigo, um ano que você não passa, no ano seguinte você concorre com todo o pessoal que acabou de terminar o ensino médio e com o pessoal que ainda não passou também (por isso você tem que ter a melhor estratégia de estudos pra passar logo, mesmo não estando preparado, veja aqui o Sniper de questões).
Enfim, não passar no Enem ou vestibular vira uma bola de neve: fica mais difícil, a família cobra, amigos já estão na faculdade, bate um desânimo… Mas você segue o seus sonhos, não importa como.
Uma forma é continuar batalhando pra passar na pública, estudar até passar; outra é escolher uma particular boa de verdade e conseguir um bom desconto, ou bolsa. E olha, faculdades particulares têm sim suas vantagens.
Então eu vou a analisar por cursos e eu vou dar a real. Cursos, faculdades…
Vantagens
Então, começando pelas vantagens das faculdades particulares é que elas geralmente têm uma boa estrutura física, como bons equipamentos, salas com suporte para o curso, principalmente cursos que demandam um maior aporte tecnológico.
Outra vantagem é a confiabilidade, a certeza que você vai acabar o curso no tempo correto, a certeza que caso um professor precise faltar, ele terá um substituto. Com a faculdade particular é menos comum de ter imprevistos.
Lista das melhores faculdades particulares
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Universidade Católica de Brasília (UCB)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Universidade São Francisco (USF)
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
Se sua faculdade não está na lista, calma! Você pode também tentar procurar quesitos e informações e fazer você mesmo a avaliação. Por exemplo, você pode começar procurando a avaliação do Enade, vê o que falam da faculdade no Reclame Aqui, vê se há programas de incentivo de contratação ou de empreendedorismo, programas internacionais, bem como conversar com alunos de últimos períodos da faculdade e saber como funciona, os problemas e qualidades dessa faculdade, já que você vai estudar lá por 4-5 anos.
Um fator decisivo também para ingressar na faculdade particular são os programas públicos para ingresso, que podem dar bolsas de até 100% em alguns casos, como o Fies e o Prouni.
Agora qual a melhor forma de conseguir desconto ou bolsa?
Eu sempre recomendo o Quero Bolsa, tanto pela facilidade como também pelas excelentes avaliações que eles recebem dos alunos. Já fiz um post aqui mesmo no blog sobre eles:
O que eu recomendo
Se você sente que particular é pra você, então vá com tudo. No brasil ainda existe a cultura de que as públicas são melhores (e realmente ITA ou FMUSP ainda são melhores), mas existem particulares incríveis com qualidade equivalente ou das particulares muitas vezes é maior.
Independente da faculdade, o mercado de trabalho está mudando tanto, eu recomendo ir com um espírito de empreendedorismo, de fornecer um serviço, fazer um produto como seu próprio chefe. E comece experimentando desde a faculdade. Tantas profissões você pode por a mão na massa e aprender antes de se formar. Então não deixe pra aprender a prática só depois de se formar, se fizer direito tente fazer estágios logo no começo do curso, se fizer engenharia tente fazer estágios em empresas, empresas pequenas são o futuro, se fizer medicina participe das ligas, dê o seu máximo na prática.
Seja profissional, quanto antes você tratar o trabalho com profissionalismo, fazer o que precisa ser feito, dar o gás, respeitar todo mundo, antes você passará a ser respeitado e fará maior diferença no que quiser.
Característica #1: Diferença enorme de qualidade entre as particulares
Quando você pensa nas faculdades públicas, a gente vê diferença sim entre uma USP e uma UFPA. Mas, a diferença não é tão grande. Em geral, você consegue ter uma boa formação nas duas federais.
Isso não acontece nas particulares.
A diferença é absurda, é da água pro vinho.
Algumas particulares como a PUC Rio tem ensino padrão ITA e IME, mas algumas particulares não tem tanta preocupação com a qualidade do ensino ou com a formação do aluno, são as vendedoras de diploma e o recém formado sai pior do que entrou, e desempregado. Recomendo passar longe dessas.
Então, saber escolher a faculdade é uma das etapas mais importantes.
Resumo de tudo: particulares são sim uma boa opção de formação, mas pesquise bem…
O que você achou? Espero que tenha sido útil.
Um abraço,
Susane.