A gente aprende, esquece, aprende, esquece.
Como o cérebro fixa informações
O cérebro decide que informações gravar com base em dois parâmetros:
- importância emocional (emoção forte, choque)
- repetição
O que você estava fazendo quando o Brasil perdeu de 7×1 pra Alemanha? Aposto que você lembra. Essas coisas emocionantes o cérebro fixa rapidinho.
Há quem ache as matérias do ensino médio emocionantes, mas não é o meu caso e acho que também não é o seu.
Então só podemos contar com a repetição para fixar na memória.
Como fazer repetições espaçadas
A melhor forma de fixar artificialmente um conteúdo é repetindo várias vezes. Não há um consenso de quantas vezes é preciso repetir.
Essa é a curva do esquecimento de Ebbinhaus. Ele estudou a memorização sílabas, e não assuntos de vestibular. Então não precisa seguir 100%, o importante é repetir e revisar algumas vezes.
É preciso repetir sim, mas não precisa ser fanático.
O ideal é rever em intervalos de tempo crescentes, algo como 1, 10, 30, 60 dias depois.
Então vou mostrar um passo a passo flexível, em que você não terá um número fixo de revisões, mas fará revisões em intervalos crescentes.
Passo a passo de como revisar
O que vou recomendar agora é o que método de revisão que mais deu certo para todos os alunos que ensinei. Uma vantagem é que o método se encaixa perfeitamente com o estudo ativo que falo tanto.
- Revisão com material preparado de cada assunto
- Revisão com provas antigas de todos os assuntos
1a forma: Revisão organizada
- formulário de trigonometria,
- esquema de espelhos e esquema de lentes,
- mapas mentais de embriologia.
- as questões boas ou que errou,
- as difíceis,
- as que você “penou” pra resolver
- Uma sugestão é domingo à tarde.
- Ou cole no guarda-roupa e veja todo dia.
- Dê uma olhada na fila do supermercado, no banco, no ônibus.
- Organize em pastas bonitinhas no seu celular, de preferência por matéria e por assunto de cada matéria. Exemplo: Biologia > citologia; Física > Mecânica, Matemática > Polinômios.
- Digamos que você vai estudar física > mecânica > trabalho e energia,
- Sente na mesa e antes de abrir a matéria do dia, passe uns 5-10 minutinhos vendo a matéria anterior,
- Esse processo de revisão precisa ser rápido, senão compromete o estudo do dia. Se você precisar de muito tempo para revisar isso significa que você não aprendeu direito no estudo anterior.
- Aproveite para rever os exercícios tentando fazer de cabeça sozinho.
2a forma: Fazendo provas antigas
Provas antigas inteiras
- Se seu objetivo é ITA, faça 10 anos de ITA, depois 10 anos de IME.
- Se seu objetivo é USP, faça 10 anos de Fuvest, depois 10 anos de Unicamp, Unesp, PUC-SP, e quaisquer outras provas que encontrar.
Listas de exercícios por assunto
Revisão ideal
- 1a forma: revisão organizada, e
- 2a forma: provas antigas.
Conclusão
Neste post aprendemos:
- Como o cérebro fixa informações: emoção ou repetição
- A curva do esquecimento de Ebbinhaus
- Como preparar o seu material de revisão e revê-lo periodicamente: esquemas, formulários e mapas mentais
- Como usar provas antigas para revisar (provas antigas inteiras ou listas de exercícios por tópicos).