Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em
- expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
- oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
- ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
- explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
- explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
SOLUÇÃO
Descartes e Bacon não concordam sobre como realizar a ciência. Descartes era racionalista, para ele o conhecimento advinha da razão e sugere o método da dúvida – dedutivo no qual a verdade vem da dúvida, por isso, questionava tudo. Já Bacon era empirista, também defendia a razão, mas construía o conhecimento a partir de suas experiências com os sentido, e propôs o método indutivo .
Mesmo com essa discordância, os dois contribuíram com o desenvolvimento das ciências, e ambos introduziram o ceticismo.
Resumo do método de Bacon – método indutivo
O método de Bacon é um exemplo da aplicação do raciocínio indutivo. No entanto, o método de indução de Bacon é muito mais complexo do que o processo indutivo essencial de fazer generalizações a partir das observações. O método de bacon tem os seguintes passos:
Podemos também relacionar da seguinte forma:
- Descrição dos requisitos para fazer as observações cuidadosas e sistemáticas necessárias para produzir fatos de qualidade.
- Usa a indução, a capacidade de generalizar a partir de um conjunto de fatos para um ou mais axiomas.
- Ressalta a necessidade de não se generalizar além do que os fatos realmente demonstram.
- O próximo passo pode ser reunir dados adicionais, ou o pesquisador pode usar os dados existentes e os novos axiomas para estabelecer axiomas adicionais. Tipos específicos de fatos podem ser particularmente úteis, como instâncias negativas, instâncias excepcionais e dados de experimentos.
- Repetição. Todo o processo é repetido de forma escalonada para construir uma base cada vez mais complexa de conhecimento, mas que é sempre suportada por fatos observados ou, em termos gerais, dados empíricos.
Bacon defendeu um método empírico, observacional e fundamentado que eliminou a conjectura metafísica.
Nesta outra questão mostramos o método dedutivo de Descartes.
LETRA C