Alguns tipos de dessalinizadores usam o processo de osmose reversa para obtenção de água potável a partir da água salgada. Nesse método, utiliza-se um recipiente contendo dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável: em um deles coloca-se água salgada e no outro recolhe-se a água potável. A aplicação de pressão mecânica no sistema faz a água fluir de um compartimento para o outro. O movimento das moléculas de água através da membrana é controlado pela pressão osmótica e pela pressão mecânica aplicada. Para que ocorra esse processo é necessário que as resultantes das pressões osmótica e mecânica apresentem
- a) mesmo sentido e mesma intensidade.
- b) sentidos opostos e mesma intensidade.
- c) sentidos opostos e maior intensidade da pressão osmótica.
- d) mesmo sentido e maior intensidade da pressão osmótica.
- e) sentidos opostos e maior intensidade da pressão mecânica.
Solução
De forma a resolver a questão, precisamos entender a osmose. A osmose é a passagem da água do meio menos concentrado (menos bolinhas na figura) para o meio mais concentrado (mais bolinhas na figura).
A osmose reversa é o inverso disso, ou seja, passar água do meio que tem mais bolinhas (maior concentração) para o meio que tem menos (menor concentração).
Para fazer osmose reversa é preciso aplicar pressão mecânica no sentido oposto à pressão osmótica, de maneira a fazer uma força contrária à tendência do sistema, que é a passagem de solvente da solução menos concentrada para a mais concentrada. Ou seja, em sentidos opostos.
Desse modo, a pressão mecânica deve ser maior que a pressão osmótica, de forma que ocorra a passagem de água da solução mais concentrada para a solução menos concentrada.
Resposta: E