Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas doS cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” se deslocam no interior das membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares. Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como ” antenas”, estimulando a conversão de energia solar cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.
Мапоtubos de carbono incremontainm a fotosinto di …” DMS S LLSLLSGGS M A S SS
O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a
- utilização de água.
- absorção de fótons.
- formação de gás Oxigênio.
- proliferação dos Cloroplastos
- captação de dióxido de Carbono.
Solução
Veja que a questão nos fala que conseguiram promover a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono.
A energia luminosa, na forma de fóton, é absorvida pelo átomo excitando o elétron da camada mais externa (veja circunferência roxa na figura abaixo). Quando o elétron volta ao seu estano normal ele emite energia, um fóton, e essa energia será usada pela célula. Os cloroplastos usam essa energia luminosa para gerar energia na célula justamente por esse mecanismo da absorção de fótons.
Os nanotubos de carbono vieram magnificar esse fenômeno.
Letra B