Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras.
No Contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto Seria a
- isenção de impostos de transportes.
- construção de terminais atracadouros.
- diversificação dos parceiros comerciais
- contratação de trabalhadores portuários
- intensificação do policiamento das rodovias
Solução
Veja o problema mostrado no texto
“a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas…”
A ideia é remover as filas, isso se resolve criando um sistema de transporte da soja do caminhão ao trem ao navio com maior facilidade. Isso se resolveria com terminais atracadouros em que a mercadoria seria passada diretamente para o navio, sem ficar esperando em filas.
Letra B
Resolução completa na segunda às 18:30.
O que achou da questão?
Acertou? Conta pra gente nos comentários.