O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.
PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado)
A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a
- intensificação da atividade turística.
- implantação de parques ecológicos.
- exploração dos recursos minerais.
- elevação do extrativismo vegetal.
- expansão da fronteira agrícola.
O próprio texto nos fornece a solução da questão. Veja o trecho:
“buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.”
ação antrópica = ação do homem
Entre as alternativas precisamos ver a que possui maior relação com a ação antrópica no cerrado. Ora sabemos que o maior risco ao cerrado é a expansão da fronteira agrícola com a agropecuária e com a agricultura (principalmente a soja).
Uma foto vale mais que mil palavras. Veja o esquema abaixo que mostra o crescimento da fronteira agrícola praticamente englobando as áreas de cerrado.
Letra E.