Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos,que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coréia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupões o uso de:
a) linhas de montagem e formação de estoques
b) empresas burocráticas e mão de obra barata
c) controle estatal e infraestrutura consolidada
d) organização em rede e tecnologia de informação
e) gestão centralizada e protecionismo econômico
Resposta
Pelo enunciado, fica clara uma empresa de carros de aspecto global, em que cada etapa do seu desenvolvimento, desde o financiamento, projeto e publicidade são feitos em locais diferentes. Para que isso aconteça, o processo de produção não pode ser burocrático, pelo contrário, precisa ser organizado em rede. E a logística desses vários players requer o uso da tecnologia de informação, dos sistemas, da internet.
Veja o exemplo de uma outra empresa com processo de produção globalizado, cada etapa do desenvolvimento do produto é feita em um país diferente, o que permite a produção de um produto de alto desempenho com baixo custo, seu celular, por exemplo.
Letra D