É muito simples, basta fazer o que quase todo mundo faz:
1. Dar maior ênfase às aulas do cursinho do que ao estudo em casa
Estudos recentes mostram que a atividade cerebral atinge níveis mínimos durante as aulas! Veja que o cérebro trabalha mais durante o sono ou em uma sessão de exercícios do que assistindo às aulas. A regra geral é complementar as aulas do cursinho com o estudo em casa, mas faça diferente: Estude mais em casa e complemente com as aulas que você mais aprende no cursinho. Nem que pra isso seja necessário faltar as aulas menos úteis. No dia do ENEM o que vai contar é quão bem e quão rápido você consegue resolver questões, e não quantas aulas assistiu.
2 – Não dormir o suficiente
Dormir é essencial para o funcionamento do seu cérebro, e ele é o seu principal aliado para passar no vestibular. É durante o seu período de sono que a matéria que você estudou hoje passa a ser armazenada nas suas conexões neurais. Além disso, nada como uma boa noite de sono para conseguir aprender com eficiência.
3. Reler a matéria do dia mas não revisar o conteúdo já estudado
Já ouviu falar na curva do esquecimento? Ela que mostra que aquele assunto que você estudou no mês passado e não revisou já foi praticamente esquecido. Inclua sessões de revisão no seu horário de estudos. Nem que sejam curtas, uma revisão de 5 minutos já facilita a retenção do conteúdo na memória.
Fonte: https://uwaterloo.ca/counselling-services/curve-forgetting
4. Dar pouca atenção aos exercícios e menos ainda às provas antigas
A pirâmide do aprendizado mostra que as melhores maneiras de reter um assunto na memória é ensinando outra pessoa e resolvendo exercícios. Aproveite essa dica para resolver todas as provas antigas e ainda ensinar seu colega.
5. Não treinar redação
No ENEM a redação vale 20% da nota, e nos outros vestibulares não é diferente (Veja quanto vale redação na USP, UNESP e UNICAMP). Reserve no mínimo uma hora toda semana para simular o ambiente de prova e fazer uma redação. Depois peça para seu professor corrigir, ou use sites como:
6. Ficar estressado e nervoso constantemente (não há massa cinzenta que aguente)
Além de dormir bem é necessário manter uma mente tranquila. Sei que é difícil mas exercícios de relaxamento e meditação ajudam bastante. Faça uma sessão de relaxamento de 2 ou 5 minutos em 1pause.com.br.
7. Não fazer nenhum exercício físico (A quantidade de oxigênio que vai para o cérebro vai diminuindo, junto com seu desempenho).
Aproveite para caminhar e se alongar nos intervalos de estudo, se conseguir praticar um esporte melhor ainda! Sua saúde, seu cérebro e sua nota no ENEM agradecem!