Hoje, eu vou falar dos hábitos de quem passa rápido. Então, não é de quem passa, é de quem passa rápido. Isso é muito importante, pois vemos por aí os hábitos dos aprovados, que é legal saber, mas os de quem passa rápido, são diferentes.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Primeiro hábito
O primeiro hábito é o seguinte: quem passa rápido sabe que o tempo para passar é curto. Então, a pessoa tem uma ideia de querer passar no primeiro ano. Ela calcula os dias, as horas, e pensa o que ela pode fazer para aproveitar da melhor forma.
Essa pessoa está super antenada nos horários, ela não vai fazer nada que prejudique o tempo de estudos. O ano, a hora, cada minuto são sagrados. A pessoa tem noção que, cada hora que ela está no instagram, ou ela podia está estudando ou ela podia está descansando, ou fazendo algo que realmente revigore.
Se seu tempo é precioso e você quer passar esse ano, como é que você tem que lidar com o seu tempo?
Segundo hábito
O segundo ponto de quem passa rápido, é uma pessoa que está sempre pensando em eficiência, em analisar como estudar melhor, em aprender da melhor forma. Logo, ela não vai fazer resumo, ela está sempre preocupada em estudar e aprender de forma eficiente e profunda.
Eu lembro que foi uma coisa que me ajudou muito a passar no ITA de primeira, pois haviam muitos assuntos que eu não conseguia aprender, então eu usei a estratégia de estudar algo mais fácil e depois voltar para o que eu não conseguia aprender tão facilmente.
Você tem que ficar o tempo todo pensando na sua eficiência, para aprender tudo logo. Analise o estudo, como você passa essas 4 horas que você senta de manhã, por exemplo?
Terceiro hábito
A terceira coisa é que não adianta você estudar uma coisa em janeiro e nunca mais vê, ou vê em abril e não vê mais até o dia da prova. Quem passa rápido, sabe que é preciso relembrar, é preciso manter tudo fresco na memória.
Não adianta fazer uma lista de 200 questões em março e só fazer questões desse assunto novamente em novembro.
Quarto hábito
O quarto é inacreditável, pois ninguém espera. A pessoa que passa direto do terceiro ano ou passa no primeiro ano de cursinho, o que está por trás? Você pensa que ela tem uma confiança grande, mas não é isso, é errar e aprender, melhorar como estuda no dia a dia.
No instagram, toda pessoa me pergunta “ah, como eu posso melhorar a confiança? Eu falo que não é preciso ter confiança, a única coisa que vai servir e você melhorar, é você aprender.
Quinto hábito
O quinto vai ser que quem passa rápido, é uma pessoa que não faz prova só do vestibular que ela vai fazer. Não que não dê para passar fazendo só uma prova, mas para passar rápido, precisa fazer de vários vestibulares.
Não está se preocupando só em fazer o mínimo, sempre exagera em tudo, faz várias provas, bastante questões.
Sexto hábito
O sexto hábito é aguentar a dor de errar. Às vezes, é muito dolorido quando você vai estudar um assunto e você erra. Você precisa aprender a teoria, pois não acertou nada em uma prova, é difícil.
Precisamos saber que errar é natural, faz parte do processo. A pessoa que passa rápido é aquela que vai ficar mal, mas que vai brigar com a prova, que põe na cabeça que vai aprender de qualquer jeito.
Sétimo hábito
O sétimo ponto de quem passa rápido, é que estuda muito, não tem como fugir disso. Estudar muito com eficiência, e não estudar muito de forma leve por várias horas.
Não tem como passar rápido estudando 3 horas por dia, é no mínimo muito mais difícil. Eu posso falar para ter equilíbrio, mas não tem como fugir de estudar muito.
Cada pessoa vai ter um estudar muito diferente. Vão ter pessoas que estudar muito são 7 horas por dia. Depois disso, ela não aprende mais nada. Eu lembro que quando eu estudava, tinha época que eu estudava 10 horas por dia, até 11. Já outras, 7 horas era demais. Temos que nos entender e estudar o máximo para a gente em determinada época.
Essa foi a ideia do vídeo de hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.