Então agora a gente vai conversar sobre como recuperar aquela paixão pelo seu sonho, aquele entusiasmo, aquela empolgação para continuar estudando, de você saber pelo que você está estudando a cada dia que você senta para estudar. E isso principalmente depois de vários anos de estudos ou de alguns resultados que não foram muito bons. E você precisa recuperar essa empolgação de estudar. E ver que a cada dia que você senta para estudar você está chegando mais perto do futuro que você quer. Então, como que a gente vai fazer isso? É essa a ideia do vídeo de hoje, a gente vai ver 7 formas de recuperar essa energia para voltar a estudar ou para continuar estudando.
Primeira forma
A primeira vai ser aprender coisas legais da faculdade. Então, quando você pensa, vamos supor, “medicina”, o que vai ser legal que você vai aprender na faculdade? Você pode pensar por um lado a anatomia, ou por outro lado sutura, técnicas de sutura, de cirurgia…
Por que você não aprende agora? Você pode vir aqui no Youtube e digitar “suture” ou “sutura” e vai dar uma olhada nos vídeos que tem aqui. E aí você vê cada detalhe de como você vai fazer, você vê os nós, você vê umas formas mais fáceis.
É claro que, assim, você está pensando: “Nossa, agora vou ser cirurgião, vou fazer cirurgia em todo o mundo”, não é bem assim, certo? É igual àquela ideia de simulador de avião, então não é porque você fez todos os videogames, todos os simuladores de avião que você vai poder pilotar um avião. Logo, é mais esse primeiro contato, os primeiros passos.
Segunda forma
A segunda coisa que você pode fazer que pode ser legal é ver um curso tipo Coursera e aprender alguma coisa. Então, por exemplo, se você gosta de cirurgia, vê o que tem em cirurgia, dá uma olhada nos cursos ou então se você gosta de anatomia, você dá uma olhada nos cursos de anatomia, já vai aprendendo. Já vai se empolgando com isso.
É claro que a ideia não é você escolher uma coisa difícil, escolhe uma coisa fácil, meio que para complementar o seu estudo só pra te empolgar. Não é para você virar médico aí na sua casa com curso online, obviamente isso não vai acontecer, mas você pode ir aprendendo, ir se empolgando e já, de certa forma, se preparando para o que você vai encontrar na faculdade. Isso você pode fazer tanto em plataformas tipo Coursera, no YouTube ou não MTI… Tem várias faculdades, tem vídeos online que você pode ir vendo. Até no Brasil também tem. O que você gosta? O que te interessa na medicina que você quer aprender ou no seu curso, o que você quer e que você acha que seria muito legal dar uma olhada agora?
Terceira forma
E a terceira coisa vão ser séries e filmes. Então, provavelmente você já sabe isso… Vou só recomendar algumas séries como Grey’s Anatomy, House, ER – Plantão Médico, New Amsterdam, Sob pressão, The Good Doctor, Lenox Hill, o documentário “Cirurgiões inovadores” no Netflix e Chicago MED, você pode ver essas séries, você pode rever episódios passados… E essa é a ideia! Você pode até estudar lá assistindo a série, por exemplo.
Quarta forma
Aí uma quarta coisa vai ser diferente, vai ser voluntariado. Então, vários hospitais têm programas de voluntário, por exemplo, no Hospital do Câncer Infantil em São Paulo você encontra, no Instituto do Câncer Infantil, no Graacc, na sua cidade pode ter alguma coisa também. Contudo, é mais mão na massa e, às vezes, são quatro horas por semana, não é um negócio todo dia, vai ser um pouquinho todo dia para você receber as pessoas ou fazer uma brincadeira como uma criança.
Dessa forma, dá uma olhada em programas de voluntariado, pode ser que você viva uma experiência muito rica que vai te ajudar lá na frente, que vai te ajudar a aprender melhor, que vai ver que você está sendo útil para alguém… Às vezes é só isso que a gente quer, ser útil pra alguém. Assim, dá uma olhada nessas experiências de voluntariado. E, de repente, isso é uma coisa que pode ajudar muito, de verdade.
Quinta forma
E o quinto vai ser ver entrevistas com aprovados. Ver aprovados que passaram por tudo isso que você está passando, por todas as dificuldades, às vezes falta de motivação, às vezes comparação e conseguiram passar. Isso dá uma energia. Assim, você vê que falta pouco, que você já percorreu boa parte do caminho, é algo que pode inspirar bastante. Aqui no canal tem várias entrevistas também.
Sexta forma
Já o sexto ponto é você abrir uma conta no Pinterest e fazer um board com fotos na faculdade que você quer. Como vai ser sua vida, o que você vai fazer? Então, por exemplo, você vai fazer exercício físico, você vai para a biblioteca, você vai ter seus amigos… De repente, faz um board lá, um vision board.
A vez que o que eu mais queria que desse certo para mim, que foi quando eu tive meu filho e eu super, super recomendo que você faça um também. Tem gente que faz no papel, tem outros que fazem no computador. Eu fiz no PowerPoint. Então você pode pegar fotos e coloca la no PowerPoint, mas você pode fazer no Instagram. Faz lá, cola uma foto lá no Instagram, nos stories (nem precisa postar). Você salvo aquilo e lá fica no seu celular, por exemplo.
Inclusive, se você conseguir visitar o campus ou ver vídeos do campus que você quer passar. Ver pessoas que já moram lá, fotos de como é, os stories… Isso também dá uma empolgada, Mas só cuidado para não passar muito tempo no Instagram dessa pessoa que estuda lá.
Sétima forma
Uma coisa legal muitas vezes é fazer coisas diferentes. Então, não necessariamente você precisa fazer a mesma coisa que você vai estudar. Por exemplo, você pode aprender línguas… Vai aprender uma língua diferente. Ou você pode aprender a dançar, tem vários estilos aí que você pode aprender as vezes da sua casa. Você pode fazer um curso de teatro, r lá liberar as emoções ou liberar as emoções numa aula de kick boxing ou de Karatê, ou em outro esporte, como crossfit, corrida, musculação, cantar… Vai vendo o que você gosta de fazer e, às vezes, fazer o que você gosta de fazer vai te dar energia para fazer, para continuar estudando algo que, por mais que você goste, às vezes perdeu o brilho.
Então, essas foram 7 ou mais formas de se empolgar pra estudar de novo. Me conta qual foi a sua favorita, o que você gostou, o que você vai fazer… Me conta aí, já quero saber e continue estudando, porque depois você vai passar e eu vou te entrevistar e você vai me contar e vai ser muito legal. Então essa era a ideia do vídeo hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem e a gente se vê aqui no próximo vídeo. Tchau.