Ícone do site resumov

5 ERROS NO DIA 2 DO ENEM QUE FAZEM PERDER QUESTÕES


Sabe quando você sai da prova com aquela sensação ‘’hmm por que eu fiz isso? Como que eu não vi aquilo? Como eu errei essa questão?’’ Hoje vamos ver os 5 erros mais comuns do ENEM, para você não cometer e aproveita para curtir o vídeo.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

1º ERRO – NÃO ORGANIZAR AS CONTAS

         Você começa resolvendo no topo da página e tem outra no meio da página e outra quando vira a página e sua questão está toda distribuída pela prova, aquela confusão que a gente faz na prova. Uma das coisas que você faz para se ajudar, é organizar suas contas, organizar em passo a passo, que é difícil, mas temos que fazer uma letra pequena, ter uma jeito de organizar e chegar depois para saber se errou algo ou se interpretou errado o enunciado e resolveu de outra forma. Esse erro é comum, o ideal é voltar nas questões, talvez nas que você fez mais rápido e como você vai voltar nas questões, se está tudo bagunçado? Organize sua prova, organize sua resolução. E assim, você ganha 3, 5 questões na sua prova.

2º ERRO – NÃO INTERCALAR AS MATÉRIAS

         Você começa matemática e fica até a questão 45, você fica cansado, exausto e nem percebe, fica nas últimas, não consegue pensar, erra contas, interpretação ou às vezes é um assunto que sabes, um pulo do gato que você faria normalmente, mas você está tão esgotado que não consegue nem pensar. Nunca faça prova inteira de matemática, intercale matérias, especialmente questões de conta ou matéria teórica, de química, física ou até mesmo matemática. Então fique variando para não ficar somente em ‘’conta, conta, conta’’ e ‘’errar, errar, errar’’.

3º ERRO – NÃO FAZER MICROPAUSAS

         São pausas que você deve fazer de 2 a 3 respirações, só para resetar e relaxar um pouco, às vezes é o que você precisa para continuar, porque são muitas questões, horas e horas. As pessoas colocam questões, mas não descansam, ou seja, faça micropausas. A cada 5, 10 questões, pare um pouco, respire, parece que não vai adiantar nada, mas ajuda, por vai relaxando o cansaço que está acumulando. Inclusive, no meio da prova, saia da prova, vá ao banheiro.       Muitas pessoas que fazem isso, relatam que voltam com outra cabeça, voltam muito mais leve, voltam espairecidas, já leem melhor o enunciado, você lê mais rápido, tem mais atenção, erra menos. Não se importe o que os outros vão pensar na hora da prova. Pois, o que você quer, é passar, seu foco é na prova e no seu desempenho. Pode pausar em um momento que está cansado, que está brigando com alguma questão ou uma questão de um assunto que já estudou, mas não tem ideia de como resolver.

4º ERRO – COMEÇAR PELA MATÉRIA MENOS IMPORTANTE

         É um erro de estratégia e estratégia a gente fala no SNIPER DE QUESTÕES Reta Final, a gente abre somente em outubro e novembro, mas é um módulo ou bônus do SNIPER DE QUESTÕES. Nós analisamos a estratégia de prova, por onde começar, como fazer, com bem detalhes para analisar o que mais importa, para você acertar mais, errar menos o que você já sabe. A estratégia é pensada na TRI e pensando nas matérias que valem mais, ou seja, é um plano bem focado para aumentar sua nota.

         O que eu posso adiantar? Que um erro comum, é começar por uma matéria que não vale tanto ou pela matéria fácil para você fazer a prova inteira. No dia 1, começar por linguagem, no dia 2, seria começar e terminar por biologia. Você pode até começar por biologia, mas não termine a prova inteira, não comece pela matéria mais fácil da prova, deixe para o final. Quando estiver mais cansado ou pelo meio da prova, para revisar entre as exatas.

  5º ERRO – MANTER A CALMA

         Alongue sua respiração, aprenda a se acalmar.  Isso não se resolve do dia para a noite, tem todo um trabalho para melhorar isso. O que podemos fazer para amenizar? Alongue sua respiração, inspire em 4 segundos, expire em 4 segundos, isso tem um efeito fisiológico de relaxamento, assim, você vai ficando menos tenso, menos estressado. Porque o problema do estresse, do medo em excesso, é que você deixa de pensar racionalmente, você não consegue resolver questões, por mais que seja um assunto que já sabes. Uma ideia é respirar lentamente e falando em respiração, você pode pensar na meditação, mas não é uma coisa que vamos começar no dia da prova. Aconselho fazer a respiração, é mais fácil e logo vê o resultado.

BÔNUS – BOM SENSO.

         Alimentação do dia da prova, às vezes você está sem fome, mas é bom se alimentar durante a prova, uma barra de cereal, castanhas, biscoito. Se você está acostumado a tomar café durante os estudos, leve algum copo térmico de café ou com chá, que você toma, para você manter as condições de treino em sua casa.

         Tente fazer o mais parecido no dia do ENEM. Beba água durante a prova, a hidratação ajuda no funcionamento do cérebro. Chegue com antecedência, sentar na cadeira, ficar esperando, meditando, fazendo respiração profunda para você conseguir fazer a prova bem, em paz. É um dia super importante, então chegue bem antes. Espero que com essa dica você faça uma boa prova, que dê tudo certo. Vá com calma. Você estudou bastante ao longo do ano. Por hoje é isso! Continue indo atrás do seu sonho, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Nos vemos semana que vem!