Comprovações da prática espaçada não faltam. É simplesmente a melhor técnica de estudos. Mas, e aí? Como aplicá-las nos estudos? Vou te mostrar três formas! A primeira vai ser ‘Como espaçar a teoria’; depois ‘Como espaçar questões’; e, finalmente, ‘Qual cronograma usar nesse espaçamento?’
Primeira forma: Espaçar Teoria
Então, sobre espaçar teoria. Se você vai pra escola ou pro curso online, você não precisa se preocupar com isso. Porque isso é feito automaticamente. Por exemplo, em uma dada frente, você tem duas aulas por semana. E essas aulas já significam que já estão espaçando esse conteúdo. Já se você estuda em casa, você tem que resistir à tentação de ver o módulo inteiro em um ou dois dias. A gente precisa distribuir essas aulas em vários dias, de preferência, em várias semanas.
E às vezes a gente tem que criar frentes ou intercalar assuntos que não são pré-requisitos. Então, por exemplo, você consegue intercalar geometria plana com logaritmos. É uma questão mesmo de resistir, porque é muito fácil ter curiosidade pra ver como vai ser esse assunto inteiro, ou pra marcar um feito, ou pra sentir aquela sensação, assim, inútil, que só serve pro ego, que é “acabar o capítulo”. E que, quando você vê de uma forma massiva, em um dia, vai ficar muita pouca retenção no longo prazo. E o longo prazo, eu digo, assim, um mês depois. Você já não vai lembrar tão bem, ou vai precisar de muita revisão. Então a gente tem que criar uma forma de espaçar esse estudo, criar frentes ou então intercalar assuntos.
E eu falo que isso era difícil pra mim, que sempre queria terminar logo esse conteúdo, pra ter essa sensação de “Acabei!”. Só que depois eu fui vendo que, essa sensação de “Acabei!” é o que leva ao “Esqueci!”. Então, não é bom, não!
Segunda forma: espaçar com questões
A segunda forma de revisar é com as questões. Então, essa é a forma mais fácil, é a forma que todo mundo consegue fazer é a que os artigos mais mostram, porque é mais fácil de você organizar espaçamentos de questões do que espaçamento de teoria. Então, na prática, você pode espaçar de várias formas as questões. Então, não quero te dar uma fórmula, porque não existe. Então, uma ideia, por exemplo, se você segue uma apostila, a primeira coisa é que você não precisa fazer todas as questões. Então, digamos, lá tem cem questões, oitenta questões; você não precisa fazer tudo aquilo.
Então, a ideia, por exemplo, você viu um novo assunto, é melhor você fazer, por exemplo, de cinco a dez questões. Cinco questões se você já pegou a ideia. E a sexta questão seria mais ou menos parecida com a quinta. Ou um pouquinho mais, até nove, dez, se você está vendo que tem muita variação, não está entendendo tanto. Aí você vai mais e faz mais questões. Mas para aí, para em dez questões, nesse primeiro contato, nessa primeira lista. E aí você pode fazer novas alguns dias depois, na semana seguinte ou duas semanas depois. E o ideal é espaçar mesmo; não, assim, colocar todos, segunda, terça, quarta, quinta, sexta e acabar a lista. Não! É espaçar de uma forma maior.
Esse espaçamento maior, ele vai ser mais adequado para o seu objetivo, que é uma prova daqui a vários meses. Então, se a prova do vestibular fosse daqui a duas semanas, aí você espaça pertinho. Mas como a prova é daqui a vários meses, aí a gente precisa aumentar esse período do espaçamento. E eu já falo sobre isso.
Tem vários alunos no Sniper que aplicam essa questão do espaçamento, da Lista Sniper, de forma diferente. Então, tem a forma de você espaçar as questões em um aplicativo de questões. Você vai, seleciona os assuntos que você já viu e faz. Outra forma é você usar sua apostila ou o seu PDF do curso online e ir fazendo aquelas questões.
Terceira forma: periodicidade – cronograma
E a terceira coisa que eu queria falar é sobre a periodicidade desse espaçamento. Os artigos que estudam essa periodicidade de espaçamento falam que ele precisa ser calculado em relação ao objetivo. Então, por exemplo, se o objetivo é daqui a dez meses e o ideal é fazer cinco revisões, você vai pegar dez e dividir por cinco e você vai revisar a cada dois meses. É completamente diferente do que falam por aí e é isso que a gente tem que lembrar.
E, por exemplo, se a prova fosse daqui a cinco meses, como seria? Você pega cinco, dividido por, mais ou menos, cinco revisões. E isso vai depender do assunto. Alguns assuntos vão precisar de menos revisão. Três blocos de questões de um assunto e você já sente que está tudo certo.
Então, por isso que você não precisa revisar todos os assuntos que você já viu toda semana. Na Lista Sniper é natural que alguns assuntos sejam vistos uma vez por mês, uma vez a cada três semanas. E é isso mesmo. Não tem problema. Imagina que, a cada três semanas, você faz algumas questões de um assunto; é isso que é espaçar. E é isso que, a cada vez que você fizer essa questão, você errar ou tiver alguma dúvida, for lá, resolver essa dúvida, remover a lacuna, você vai memorizar melhor e você vai lembrar disso no dia da prova.
E a ideia aqui, só pra deixar claro, é que não é pra aumentar o tempo de estudos nem deixar mais complicado. Então, o que a gente está fazendo? A gente está reduzindo a quantidade de questões nesse primeiro bloco que você faz – porque normalmente as pessoas fazem muitas questões de uma vez. Eu mesma fazia isso, fazia quarenta questões, cinquenta questões. E ficar naquela última, pra acabar a lista custe o que custar, que é, inclusive, sobre aprendizado, que já tem vídeo aqui no canal sobre isso.
Logo, depois de um tempo, você vê que quase nada você retém, muito pouco útil e muito estressante. Porque você fica lá lutando com a lista até acabar. Enfim, em vez da gente fazer isso, a gente vai pegar esse tempo, que você faria essa lista, e distribuir em vários dias. Então, no fim, vai ser o mesmo tempo de estudos ou, assim, muito próximo, pra uma retenção três vezes maior, quatro vezes maior ou, no mínimo, o dobro.
Sniper de Questões
Então, essa é a ideia pra hoje e se você quiser saber mais sobre memorização, como funciona, como incrementar ainda mais a sua preparação, dê uma olhada no Sniper de Questões. Inclusive, você pode entrar e tirar dúvidas com a gente e nas mentorias no Zoom duas vezes por semana.
Muito obrigada por acompanhar! Bons estudos por aí! E continue sempre indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem!
A gente se vê no próximo post, tchau!