Ícone do site resumov

MENTALIDADE CERTA PARA ESTUDAR – Como valorizar o ESFORÇO pode mudar tudo


Hoje eu vou fazer um vídeo sobre um assunto que eu queria ter visto quando eu tava na escola, que vai ser a mentalidade.

Você sabe que o tolo nunca aprende, o inteligente aprende com os próprios erros, e o sábio aprende com os erros dos outros! A ideia justamente é essa, que você seja sábio e aprenda com os meus erros e com os erros das pessoas que eu vou mostrar hoje.

Sabe qual é o maior erro nos estudos? É achar que você tem uma inteligência definida, que você vai ser capaz ou não de atingir o que você quiser baseado na sua inteligência; esse é o maior erro dos estudos. Então se você é novo aqui, se inscreva no canal, já deixa uma curtida e vamos às dicas!

Então hoje você aí vai aprender com todos os erros de vários estudantes que a Carol Dweck entrevistou para fazer esse livro aqui: Mentalidade. E foram centenas e centenas de alunos! Para começar a ideia mais básica do livro é que ela sempre chegava em uma turma, ou em um grupo de pessoas e separava em dois, o grupo da mentalidade flexível e o grupo da mentalidade rígida.

Eu vou fazer uma pergunta para você e baseado na sua resposta você vai saber em qual grupo você tá; você tá estudando um assunto difícil, você tá ficando muito estressado, e o que você vai pensar?

Letra A: Isso é muito difícil para mim, eu não vou dar conta de aprender isso, e não vou passar;

letra B: isso é desafiante, mas se eu insistir e continuar estudando, eu vou conseguir aprender e eu vou passar.

Qual dessas respostas é a que você mais pensa? Se você respondeu a letra “A”, você tem a mentalidade rígida, ou seja, você acha que o seu destino, que o seu sucesso ou não, está determinando pela sua inteligência; e o problema de deixar o nível de inteligência definir é que você não tem tanto controle, você tem controle sobre o seu esforço, sobre o número de horas, sobre como você estuda; mas sobre a inteligência em si é mais difícil de ter esse controle.

Portanto, faça com que o sucesso dependa do seu esforço, do seu gás, das suas horas de trabalho, e não da sua inteligência apenas. 

Porque esse é o erro da maioria das pessoas, então todo mundo acha que tem que ser gênio para passar em medicina na USP, para passar no ITA… que você tem que ter uma inteligência muito acima da média para fazer coisas muito difíceis, não é assim.

Ela viu nesse livro que desses dois grupos, o grupo da mentalidade flexível vai atingir o sucesso, mas ela comparou a inteligência e viu que não tem diferença estatística entre quem tem fracasso e quem tem sucesso; a diferença vai ser só essas crenças, então é uma pesquisa extremamente científica, mas sobre essa questão psicológica, sobre as suas crenças mesmo.

Quando a gente vê pessoas lendo livros de autoajuda e outras falando:

Nossa, você tá lendo isso?! Que coisa nada a ver, isso é besteira!

Mas não, tem pesquisa científica por trás disso, então você vê que se você se esforçar, que valorizar o esforço, é algo que vai te levar onde você quer, essa é uma crença que vale muito! Isso que a gente tem que levar em consideração aqui, tanto que esse outro grupo da mentalidade rígida, é um um grupo que está mais interessado em parecer inteligente, é quando você fica até na defensiva.

Você está numa sala de aula e o professor está explicando, você não entendeu, mas você não vai levantar o braço pra perguntar porque você tem medo que outras pessoas vão pensar:

Nossa, essa pessoa não entendeu?! Não tá entendendo o que o professor tá falando?!

Você fica com medo, e fica sem entender o assunto, não evolui e ainda fica com essa sensação. Logo, a ideia vai ser a gente ver que todo mundo tem dúvidas, e aí você levanta a mão, pergunta, tira sua dúvida e aprende aquilo! Sempre sabendo que você tá dando o esforço, que é o mais importante.

Uma coisa que eu lembro que era muito comum na escola é que todo mundo queria tirar 10, ou tirar nota alta e não podia aparecer que estudou, então você falava assim: ah, vai ter prova e eu não estudei nada. E depois você chegava com uma nota bem alta lá, e se vangloriava porque não estudou nada, isso era uma coisa linda na escola.

Isso é uma coisa tão nada a ver que quando a pessoa vai fazer outras coisas na vida,por exemplo, vai abrir uma empresa, vai trabalhar ou vai ser o médico; aí você vai querer o quê? Não estudar, não aprender, não trabalhar, e ter sucesso magicamente? Isso não acontece.

Outra coisa que vai acontecer quando você tá nessa questão da mentalidade, é que um assunto ou uma matéria, você vai sentir que com esforço você consegue. Então quando você tá estudando história, português… você vê que você errou uma questão, um assunto, mas você pensa assim:

Ah não! Tudo bem, eu vou estudar, aqui eu consigo aprender.

Mas em outras você fica com aquela história:

Ah não, eu sou ruim em matemática, isso aqui é muito difícil para mim!

O que você fala para si mesmo é uma coisa que vai atrapalhar muito seu aprendizado, porque se você começar a estudar matemática com a mentalidade “eu sou ruim nisso”, é claro que você vai ser ruim nisso.

Então a primeira coisa vai ser ver o quê que você tá acreditando que não te ajuda, e aí em vez de pensar “sou ruim em matemática”, pensa:

Eu tô aprendendo matemática, tá sendo desafiante, eu tô levando tapa na cara, mas eu tô aprendendo.

É essa ideia que você tem que ter! A pergunta perigosa é:

Eu sou inteligente ou capaz de fazer/ passar/ aprender isso?

Essa pergunta é a que você tem que pegar antes de ela tomar conta da sua vida, então se você estiver estudando física e você começar a se perguntar: Será que eu dou conta de aprender? Isso tá errado!

Porque esse raciocínio não pode estar no seu cérebro,  você já tem que pensar: não, com o tempo, com gás, um estudo, eu vou dar conta de aprender isso. Não fique pensando “ah, será que eu sou inteligente para passar nesse lugar/ para ir bem no Enem”; isso não faz sentido, vamos começar por aí.

Então eu vou dar o meu exemplo, que não tem relação com o estudo exatamente, mas é o que eu senti que eu fiz no site!

Eu queria criar um canal no YouTube faz 3 anos, aí eu sempre ficava pensando: para eu fazer um canal no YouTube eu tenho que ter 18 anos, eu tenho que falar muito bem na câmera, eu tenho que… sei lá, ser muito mais bonita… Mas depois eu vi que não, eu posso ser eu mesma aqui, falar do meu jeito e aprender também.

A gente vai aprendendo essa nova habilidade de falar para câmera, que é uma coisa que eu não sabia; então demorei três anos para me convencer que eu poderia fazer vídeos dessa forma. Olha só o quanto isso me atrapalhou, imagina se tivesse começado há 3 anos! Eu já falaria muito melhor, já teria feito muitos vídeos, seria muito melhor, mas enfim…

É o momento que a gente aprende as coisas, é por isso que eu comecei com aquela história de que o tolo não aprende, de que o inteligente aprende com os próprios erros, e o sábio aprende com os erros dos outros; porque eu quero que você seja sábio e aprenda com os meus erros, com os erros das pessoas que ela entrevistou nesse livro, das pessoas que acreditavam só na inteligência e não no esforço, que você possa dar o seu gás, o seu esforço, pra alcançar seus sonhos!

Por que é disso que a gente tá falando aqui, de realizar sonhos; e pra isso, vai ter que dar esse esforço. Como esse vídeo é sobre mentalidade, agora eu quero que você pense em quais momentos a sua mentalidade atrapalhou que você alcançasse seus sonhos?

Você desistiu, por exemplo, ou você não estudava; quando que a mentalidade errada, rígida, te atrapalhou?

E pensa também quando que ela te ajudou? Quando que ter visto, que estudar mais um pouco, dar um esforço é algo positivo, e te fez ficar mais próximo dos seus sonhos?

Pensa isso!

Eu vou te pedir aqueles três favores: curte o vídeo, comenta o que você achou dessa ideia da mentalidade, alguma vez você já pensou nessa questão da mentalidade? Você alguma vez já errou nesse ponto? Me conta nos comentários! E o terceiro favor é pra você compartilhar com algum amigo. Eu quero terminar com uma frase do Walt Disney, que é a seguinte, “Se você é capaz de sonhar, você é capaz de realizar”.

O esforço e a estratégia vão te ajudar a chegar lá também! Continue indo atrás dos seus sonhos, e até o próximo vídeo! Tchau!