Ícone do site resumov

Como ter sanidade mental durante os estudos


O que aconteceu muito nesse ano é o medo de não passar, isso é um negócio aterrorizante. Eu sentia tanto isso que em alguns momentos eu cheguei a pensar: será que vale a pena continuar vivendo, se eu não passar? Hoje em dia é olho e não acredito que pensei isso, inclusive eu nem falei para os meus pais.

É super importante se manter bem emocionalmente durante os estudos, porque se você não mantiver essa sanidade, vai ser difícil manter os estudos por vários meses. Então a ideia vai ser a gente cuidar dessa questão psicológica/emocional durante os estudos.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Então no vídeo de hoje vamos analisar 3 pontos importantes pra manter a sanidade nesse ano de estudo. Vamos às dicas!

A primeira parte vai ser encontrar um tempo pra si mesmo, porque se você só estudar, você começa a se sentir vazio, sem alma. A ideia vai ser se encontrar de novo, conseguir um tempo para fazer coisas que você gosta, pensar em outras coisas, pois a vida não é só estudar, não é só passar.

É importante esse tempo de recarga, como uma bateria, em que a gente gasta e depois precisa recargar mesmo. É interessante, então, fazer atividades que você gosta, que você se sente revigorado. Era algo que acontecia comigo, eu gosto de estudar, mas a vida não é só isso.

Então, eu precisava colocar alguma coisa como dançar, assistir alguma série legal, ler um livro. Mesmo durante o dia, eu pensava que precisava fazer outra coisa.

Uma coisa que dá pra fazer também, é unir isso a um esporte, algo como pilates, yoga ou até musculação; algum esporte que você goste. E não precisa também fazer algo super elaborado, você simplesmente não fazer nada.

Uma sugestão é escrever, escrever p que você está passando, isso é algo que me ajudou muito, e não vejo ninguém falando sobre isso.

Escrever é praticamente igual conversar com uma psicóloga, você pode ir bem fundo nos seus sentimentos, no que tá passando. É realmente terapêutico, tem uns estudos que mostram que é uma ótima maneira de superar momentos difíceis.

No começo, eu tentava estudar o fim de semana todo, e eu vi que não deu certo. Logo, eu eu deixei um espaço para relaxar, eu ia ao cinema todo domingo à tarde, deu para assistir vários filmes, e eu adorava, me tirava daquele mundo de vestibular.

Tem gente que tira o domingo todo para descansar, eu não fazia isso, eu estudava de manhã e aí depois do almoço que eu não estudava mais, mas um dia inteiro de descanso eu não recomendo. Então, eu não recomendo nem domingo à tarde, nem à noite.

A segunda parte vai ser observar os pensamentos, depois que você já estiver separando um tempo pra si.

Tem uma frase do Sêneca que é assim:

Será que isso faz sentido na sua vida? Pensa comigo: quantas vezes isso não aconteceu?
A gente pensa nos piores cenários, nas coisas mais horríveis que pode acontecer, que quase nunca acontecem e às vezes nem é tão ruim quanto a gente imagina. O pior sofrimento é  o que está na imaginação.

Isso é uma coisa que a gente tem que perceber, quanto mais cedo melhor, pois menos energias você vai gastar com essas pensamentos. Eu sei que isso acontece, porque acontece comigo também. Eu tenho que toda hora me policiar:

Isso é só um pensamento, isso não necessariamente é verdade.

Depois de um tempo você começa a olhar esses pensamentos como nuvens no céu. Então, apareceu um pensamento desesperador e você já pensa que isso não vai acontecer.

Eu lembro que na minha época eu ia no supermercado, eu pensava que ia demorar 30 minutos indo até lá e fazendo as compras. Quando a fila estava enorme e me fazia demorar mais do que eu imaginara, já era o suficiente pra eu pensar que tinha perdido meu dia de estudo, o meu ano todo.

Você tem que pensar que a vida é bem mais que estudar, não precisa ficar pensando em coisas tão nada a ver, como achar que não tem outra opção, caso não passe. Eu mesmo passei por isso e vejo que pensar nessas coisas não faz bem nenhum.

Então, um exercício importante é você pensar no que pior pode acontecer. Esse é um exercício do Estoicismo. O estoicismo é uma filosofia bem prática, para lidar com os problemas da vida mesmo. Esse exercícios você pensa no pior que pode acontecer, no pior mesmo, ou seja, não passar e precisar trabalhar, por exemplo.

Esse é o pior? Passar mais um ano estudando, fazendo provas, ou é você pensar na decepção dos seus pais, ou pensar no que os seus amigos vão falar de você? Pense no pior!

Inclusive, nessa decepção dos pais, eu preciso falar sobre isso. Porque é uma coisa que eu tinha muito isso, e depois que você tem filho, você só quer que ele seja feliz e, provavelmente, seus pais também. Eles querem que você passe somente para você ser feliz, para que realize seus sonhos. Logo, quando você pensar isso, saiba que você não vai ser uma decepção, eu te garanto isso.

Agora, eu quero que toda vez que venha um pensamento, você fala “ah, é só uma nuvem”; ela está ali, mas você pensa com distância e observa ela passar. Esse é um pensamento que você pode levar para a vida toda, tem no budismo, na yoga, em todas essas filosofias espirituais.

Contudo, não é pra ficar pensando nisso todo dia, é pensar em ultimo caso, quando já não tem mais jeito, quando você está super mal com esses pensamentos.

Às vezes, você tem um pensamento por 5 segundos, e ele leva tanta energia. Então, você não pode dar essa energia, você pensa no tanto que você já evoluiu, que está dando certo, que você está estudando todo dia. Pode ser que um dia ou outro você não consiga estudar, que dê tudo errado, isso é normal.

Tem um livro muito bom, que é o “O Poder do Agora”, que mostra essa questão de você viver no presente, de que não adianta a gente ficar preso na imaginação, no que vai acontecer, eu recomendo muito. Outro é o “O Obstáculo é o Caminho”, que mostra que o obstáculo que aparecem no nosso caminho, pode ser uma escola, que ensinam uma habilidade importantíssima.

O terceiro ponto segue esses dois, então vai ser até um exercício prático de observar os pensamentos, que vai ser a meditação. Vai ser passar uns 10 minutos por dia, sentado, concentrado na sua respiração.

Uma pessoa comum, ela só reage, ou seja, acontece algo e ela reage, acontece outra, ela reage; ela vive no funcionamento da amídala. Para você sair dessa questão de ser uma pessoa reativa e ser uma pessoa mais pensante, uma pessoa que usa mais o córtex mesmo, que analisa os pensamentos, que vai ter pensamentos mais complexos.

Para sair dessa parte da amídala e ir para o córtex, é preciso ver os estímulos do seu cérebro. Logo, vai ser muito legal observar o que você está fazendo. Isso é uma coisa que acontece na meditação. É comprovado que após meditar por algum tempo, você muda a estrutura do cérebro, a famosa neuroplasticidade. Você aumenta essa massa cinzenta, o córtex, que era o que o Einstein tinha maior do que a média.

Portanto, a a meditação é algo que vai te ajudar na parte emocional, de não se desesperar com pensamentos, além de te ajudar em conseguir focar mais no que você está fazendo. Por exemplo, fazer você continuar lendo algo que, em outro caso, você já teria parado, e isso é habilidade muito importante para quem está estudando.

Inclusive, eu fiz uma meditação guiada. Eu fiz ela misturada com visualização, para melhorar o seu desempenho antes de estudar, e quero que você me conte como foi para você, me conta aí nos comentário.s

A meditação vai ser muito importante para a prova, pois quando você for fazer ela, você vai receber uma carga enorme de sentimentos, e é normal que você tenha uma aceleração dos batimentos. A meditação é uma ferramenta que vai te ajudar nessas situações, fazendo você lidar com mais calma.

Um bônus, além de tudo que eu falei, vai ser fazer alguma terapia alternativa. Por exemplo, acupunturara, massagem, ou conversar com um psicólogo. Eu, por exemplo, gosto muito de acupunturara, ultimamente está sendo sensacional na minha, além de fazer yoga também. Então fica a ideia de alguma terapia alternativa para você fazer quando mais precisar.

Então, nesse vídeo a gente falou 3 coisas:
1) Encontrar um tempo para si mesmo;
2) Vê os pensamentos como uma nuvem no céu, observar eles;
3) Incluir alguma terapia como meditação, visualização, prática guiada, que te ajude nesse momento, a lidar com emoções, lidar com essas sensações de uma forma mais elevada.

Quero que você pense sobre a frase do Sêneca, se você não está sofrendo mais na imaginação do que na realidade de fato.

Agora vou te pedir aqueles 3 favores que são: curtir o vídeo, deixar um comentário me falando o que você achou dessas ideias e se isso te ajuda de alguma forma. Inclusive, baixe o áudio para você escutar antes de estudar e me conta como foi essa experiência, pois a ideia é que seja útil de verdade, que te tranquilize. O terceiro favor é compartilhar com algum amigo que você sente que precisa disso também, ou que está nessa mesma caminhada que você.

É isso, continue indo atrás dos seus sonhos e até o próximo vídeo. Tchau!